https://wp.rededorsaoluiz.com.br/wp-content/uploads/2022/11/18393-V3-Mobile-O-que-sao-Doencas-Inflamatorias-1530x948-Artes-para-Landing-page-da-Linha-de-Cuidados-da-Gastrologia.png

O Que São Doenças Inflamatórias Intestinais?

Doença inflamatória intestinal (DII) é o termo que descreve um conjunto de distúrbios que causa a inflamação crônica (longa duração) do intestino. Englobam basicamente duas doenças:

Doença de Crohn: É caracterizada pela inflamação da mucosa do trato digestivo, que por muitas vezes pode envolver as camadas mais profundas do tecido.

Retocolite Ulcerativa: Esta condição envolve inflamação e úlceras superficiais ao longo do intestino grosso (cólon) e do reto.

Os sinais e sintomas podem incapacitar e comprometer atividades rotineiras, além de poder causar complicações graves.

A doença não tem cura, porém, é possível alcançar a remissão, com controle dos sintomas e a redução da chance de complicações se diagnosticada precocemente.

https://wp.rededorsaoluiz.com.br/wp-content/uploads/2022/11/18393-V3-Mobile-Sinais-e-Sintomas-das-Doencas-1530x948-Artes-para-Landing-page-da-Linha-de-Cuidados-da-Gastrologia.png

Sinais e Sintomas das Doenças Inflamatórias Intestinais

Os sintomas da doença inflamatória intestinal variam dependendo da
gravidade da inflamação e do local do trato gastrointestinal comprometido.
Além disso, é possível que o paciente tenha períodos de doença ativa, em
que os sintomas são mais frequentes e intensos, seguidos por períodos de
remissão sem sintomas.

Os sinais e sintomas comuns da Doença Inflamatória Intestinal
podem incluir:

Diarreia incapacitante

Dor Abdominal

Sangramento ao evacuar

Emagrecimento

Cansaço

Anemia

https://wp.rededorsaoluiz.com.br/wp-content/uploads/2022/11/18393-V3-Mobile-Causas-da-Doenca-Inflamatoria-Intestinal-1530x363-Artes-para-Landing-page-da-Linha-de-Cuidados-da-Gastrologia.png

Causas da Doença Inflamatória Intestinal

As doenças inflamatórias intestinais são mais comuns em adolescentes e adultos jovens (15 a 40 anos). A causa ainda é desconhecida. Alguns estudos mostram que a doença pode estar relacionada à:

Efeitos do meio ambiente (urbanização) e teoria da hiper higienização; genoma (carga genética); imunoma (como cada indivíduo reage a agressão externa) e alterações na microbiota (fora intestinal).

https://wp.rededorsaoluiz.com.br/wp-content/uploads/2022/11/18393-V3-Mobile-Diagnostico-das-Doencas-Inflamatorias-Intestinais-1530x584-Artes-para-Landing-page-da-Linha-de-Cuidados-da-Gastrologia-copy.png

Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais

O diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais envolve:

Histórico do Paciente: durante a consulta, o especialista investigará os sintomas, e o histórico familiar, que auxiliará no diagnóstico.

Exames laboratoriais de sangue e de fezes: Calprotectina nas fezes, que pode indicar que há um processo inflamatório do trato gastrointestinal.

Procedimentos Endoscópicos: Este procedimento possibilita a visualização da área inflamada e realização de biópsias para ajudar no diagnóstico.

https://wp.rededorsaoluiz.com.br/wp-content/uploads/2022/11/18393-V3-Mobile-Complicacoes-da-Doenca-Inflamatoria-Intestinal-1530x485-Artes-para-Landing-page-da-Linha-de-Cuidados-da-Gastrologia.png

Complicações da Doença Inflamatória Intestinal

O diagnóstico precoce da Doença Inflamatória Intestinal é decisivo no resultado do tratamento e na redução das probabilidades de complicações. As complicações possíveis são:

Doença de Crohn: as quatro camadas do intestino podem estar inflamadas (mucosa, submucosa, muscular e serosa), o que pode gerar fístulas, estenose e abscessos.

Retocolite Ulcerativa: As complicações mais frequentes são hemorragia, estenose e câncer de cólon.

https://wp.rededorsaoluiz.com.br/wp-content/uploads/2022/11/18393-V3-Mobile-Tratamentos-1530x460-Artes-para-Landing-page-da-Linha-de-Cuidados-da-Gastrologia.png

Tratamento da Doença Inflamatória Intestinal

A escolha do tratamento depende do diagnóstico preciso, e da identificação do tipo da doença, bem como da gravidade. Abrange:

Dieta e Suplementação Nutricional: De acordo com a fase e gravidade da doença.

Medicamentos: Antinflamatório da mucosa intestinal, corticoides, imunossupressores e terapia biológica.

Cirúrgico: É reservado para as complicações das DII ou quando sintomas graves persistem, mesmo após tratamento medicamentoso.

Transplante: Em alguns casos, pode ser indicado o transplante de intestino e de medula óssea. Nestes casos, o especialista avalia os benefícios associados ao procedimento e as condições clínicas do paciente.

Encontre um médico

Encontre um médico

Busque por um especialista em gastroenterologia perto de você

Localização desligada

ATIVAR

Buscar
[object Object]

Agendamento de consultas e exames Online

Agende agora mesmo uma consulta online, pela nossa central telefônica ou em uma das nossas unidades com atendimento de gastroenterologia