Tipos de Câncer

Quais são os tipos de câncer?

O câncer é uma condição causada pelo crescimento desordenado e acelerado de células consideradas “anormais”, dentro de uma determinada área do organismo, que é ocasionado por alguma alteração genética do paciente.

O tipo de câncer geralmente é nomeado de acordo com a região do corpo humano onde ele está localizado. Por isso, temos termos como: câncer de mama, câncer de bexiga, câncer de pulmão, câncer de próstata e câncer de ovário.

Por vezes, ele pode também ser nomeado de acordo com o grupo de células e o tecido que ele atinge. É o caso dos linfomas, que acontecem quando o câncer atinge o sistema linfático, e dos sarcomas, um tipo de câncer que afeta o tecido conectivo.

 

Quantos tipos de câncer existem?

Até o momento, existem mais de 200 tipos de câncer detectados.

Vale lembrar que o câncer pode afetar qualquer área do corpo humano e que, com os avanços da Medicina e da pesquisa científica, a tendência é que cada vez mais novos tipos de câncer sejam descobertos.

 

Quais são os tipos de câncer hereditários?

A palavra “hereditário”, na Medicina, significa algo que é passível de ser transferido aos descendentes. Assim, muitos filhos, netos e membros de um grupo familiar onde um indivíduo teve um diagnóstico de câncer costumam se perguntar se o fato de a doença ter se apresentado na família, significa que todos também a terão.

No geral, a resposta é não. Até o momento, de acordo com dados do INCA, o Instituto Nacional do Câncer, há apenas um único tipo de câncer que afeta cerca de 10% dos descendentes e membros do grupo familiar da pessoa que foi afetada pela doença. Esse câncer é o retinoblastoma, um dos tipos de câncer raro, que ocorre nos olhos.

Mesmo assim, a genética é apontada como um fator de risco para vários tipos de câncer. Isso porque, em um determinado grupo de genes, pode haver uma certa sensibilidade maior do que a média, por exemplo, aos agentes cancerígenos. Ou até mesmo uma dificuldade no momento de divisão e multiplicação das células, que pode ser potencializada caso a pessoa não tenha um estilo de vida saudável, se entregando, por exemplo, ao tabagismo, ou fazendo o uso de medicamentos hormonais, como os anticoncepcionais.

Os tipos de câncer com um forte componente familiar podem incluir, por exemplo, o câncer de mama, o câncer de ovários, o câncer de intestino, o câncer de pâncreas e o câncer de próstata.

 

Quais são os tipos de câncer mais frequentes nas mulheres?

Os tipos de câncer mais frequentes nas mulheres, no Brasil, são o câncer de mama, o câncer de cólon e reto, o câncer de colo do útero, o câncer de traqueia, brônquios e pulmões e o câncer de glândula tireóide, de acordo com dados do INCA.

 

Quais são os tipos de câncer mais frequentes nos homens?

No Brasil, de acordo com informações do INCA, o tipo de câncer mais comum em homens é o câncer de próstata. Ele é seguido pelo câncer de traqueia, brônquios e pulmão, pelo câncer de cólon e reto, pelo câncer de estômago e pelo câncer de cavidade oral.

 

Qual o tipo de câncer mais frequente no Brasil?

Deixando de lado os tipos de câncer que afetam o sistema reprodutor de homens e mulheres, o tipo de câncer mais comum no Brasil é o câncer de cólon e reto. O INCA estima que mais de 36 mil pessoas tenham sido afetadas por essa condição em 2018. Ele é seguido pelo câncer de pulmão, com mais de 31 mil novos casos estimados em 2018.

Por mês, a Oncologia D’Or realiza mais de 20.000 atendimentos médicos de Oncologia, nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Ceará, Tocantins, Maranhão, Pernambuco e Bahia. A Oncologia D’Or é referência no tratamento oncológico de excelência.

Saiba mais sobre os tipos de câncer:

Câncer de Mama

Câncer de Pulmão

Câncer de Cabeça e Pescoço

Câncer de Estômago

Câncer de Esôfago

Câncer de Bexiga

Câncer de Rim

Câncer de Testículo

Câncer de Pâncreas

Câncer de Fígado

Câncer de Vias biliares

Câncer de Tireoide

Sarcoma