Cardiologia

Medicina do Sono

O exame que avalia a qualidade do sono é a polissonografia. Realizado enquanto o paciente está dormindo – em uma clínica e ligado a vários eletrodos, o método pode também identificar a ocorrência de distúrbios do organismo, como a “apneia do sono”.

O que é medicina do sono?

A medicina do sono é o ramo da Medicina que estuda a qualidade do sono e do descanso de um paciente, ajudando, por exemplo, a encontrar causas de sintomas como a fadiga crônica e sono excessivo, por exemplo.

O paciente com problemas para descansar pode apresentar uma série de condições que são detectadas por meio das ferramentas oferecidas pela medicina do sono. Essas condições podem ser insônia, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas e parassonia. 

Quais são os exames da Medicina do sono?

O principal exame da medicina do sono é a polissonografia. Realizado enquanto o paciente está dormindo – em uma clínica e ligado a vários eletrodos, o método pode também identificar a ocorrência de distúrbios do organismo, como a “apneia do sono”. As informações captadas por estes eletrodos resultam em um estudo da qualidade do sono e do descanso desde paciente.

Geralmente é indicado quando se observa cansaço extremo, sonolência durante o dia, alterações no ritmo cardíaco, e ouros distúrbios do sono, como o ronco. Embora não tenha uma periodicidade definida, recomenda-se que o paciente esteja atento aos sinais do próprio corpo e partilhe estas questões como seu médico.

Outros exames incluem o Teste de latência múltipla do sono, que avalia a quantidade de sono que o paciente sente durante o dia e a sonoendoscopia, feita para avaliar a laringe e a faringe do paciente enquanto ele dorme, ajudando na descoberta das causas do ronco e da apneia do sono.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.