Ecodopplercardiograma Fetal com Mapeamento de Fluxo em Cores (por Feto)

Este exame é feito com bebê ainda no ventre materno, a partir da 18ª semana, podendo ser realizado em gestações onde há um ou mais bebês.

O que é Ecodopplercardiograma Fetal com Mapeamento de Fluxo em Cores (por Feto)?

O Ecodopplercardiograma é um exame que combina diferentes testes cardíacos, avaliando a saúde do coração fetal, fluxos sanguíneos e observando, por exemplo, a quantidade de sangue que entra e sai de cada válvula do coração.

No caso do ecodopplercardiograma fetal com mapeamento de fluxo em cores (por feto), o exame é feito com bebê ainda no ventre materno, a partir da 18ª semana, podendo ser realizado em gestações onde há um ou mais bebês.

 

Como é feito o exame Ecodopplercardiograma Fetal com Mapeamento de Fluxo em Cores (por Feto)?

Para fazer o ecodopplercardiograma fetal com mapeamento de fluxo em cores, a gestante deita-se em uma maca e utiliza-se aparelho similar ao ultrassom para avaliar somente o coração do bebê.

O exame consegue mapear o fluxo sanguíneo do coração fetal, além de mostrar estruturas anatômicas como válvulas cardíacas.

 

Para que serve o Exame Ecodopplercardiograma Fetal com Mapeamento de Fluxo em Cores (por Feto)?

O exame de ecodopplercardiograma fetal com mapeamento de fluxo em cores serve para avaliar profundamente a saúde do coração fetal. É indicado caso os pais apresentem alguma doença congênita no coração. 

Geralmente é realizado em gestações de risco, como idade avançada da mãe, anomalias cromossômicas, além de histórico familiar de anomalias genéticas.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.