Ultrassonografia Anal ou Perianal

É um exame de imagem da região do ânus e reto.

O que é Ultrassonografia Anal ou Perianal?

A Ultrassonografia Anal ou Perianal é um exame de imagem da região do ânus e reto. O método usa ondas sonoras de alta frequência e obtém imagens em tempo real de órgãos e tecidos. O procedimento é rápido e indolor, com leve incômodo para alguns.

 

Como é feito o exame Ultrassonografia Anal ou Perianal?

Todas as orientações para o exame Ultrassonografia Anal ou Perianal são passadas pelo seu médico assistente e confirmadas no local do procedimento. O preparo é simples e inclui jejum de poucas horas.

No dia do procedimento, as informações são passadas, e o paciente deita-se na maca ao lado do ultrassom. O médico irá aplicar um gel no transdutor para inserção via anal. Alguns movimentos podem ser necessários para análise.

Em alguns casos, utiliza-se anestésico, conforme história clínica do paciente.

Se o médico ficar satisfeito com as imagens, o paciente é liberado. O exame é indolor, mas a inserção do transdutor pode gerar certo desconforto por alguns minutos.

Para que serve o Exame Ultrassonografia Anal ou Perianal?

O exame Anal ou Perianal é solicitado pelo médico de confiança, quando existe suspeita de anormalidades no canal anal ou reto. Entre as patologias mais comuns para o exame estão:

  • Hemorróida
  • Câncer anal
  • Fístula perianal
  • Abscesso Perianal
  • Infecções
  • Traumas

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Exames e Procedimentos relacionados