As análises clínicas são exames realizados no paciente que permitem observar indicadores e valores referentes à substâncias presentes em seu organismo. Por meio dos dados obtidos nas análises clínicas, é possível indicar um tratamento ao paciente e entender como está sua saúde.
No caso da análise clínica de HDL – sigla para High Density Lipoprotein – o exame é feito para se avaliar os níveis de colesterol HDL presentes no organismo do paciente.
O HDL é considerado pelos médicos como sendo o “colesterol bom”.
Sua função no corpo humano é a de capturar o colesterol ruim, que circula pelas veias. O HDL se une ao colesterol ruim e o leva de volta para o fígado, para que ele seja processado, ao invés de se acumular na parede das veias e causar quadros de aterosclerose, quando as artérias e veias ficam entupidas devido a presença de placas de gordura.
Quando os níveis de colesterol HDL estão baixos no organismo do paciente, considera-se que ele possui um alto risco de desenvolver a aterosclerose. Por isso, o exame de HDL é realizado para entender os valores de HDL presentes no organismo do paciente.
O exame de HDL é feito por meio de uma amostra de sangue coletada em um exame de sangue tradicional.Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Tocantins e no Distrito Federal.
Devem-se evitar ingestão de álcool e atividade física vigorosa nas 72 e 24 horas que antecedem a coleta de sangue.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400.