Biópsia Percutânea de Fragmento Mamário por Agulha Grossa (Core Biopsy) Orientada por Estereotaxia

Trata-se de um procedimento que visa a retirada de uma pequeno porção da mama para enviar o tecido a análise.

O que é Biópsia Percutânea de Fragmento Mamário por Agulha Grossa (Core Biopsy) Orientada por Estereotaxia?

A biópsia percutânea de fragmento mamário por agulha grossa orientada por estereotaxia, também chamada core biopsy por estereotaxia, é um procedimento que visa a retirada de uma pequeno porção da mama para enviar o tecido a análise.

O procedimento é considerado minimamente invasivo, pois é feito através da pele, sem necessidade de anestesia geral.

O objetivo é saber o conteúdo da massa tecidual anormal, detectada em outros exames como a mamografia.

 

Como é feito o exame Biópsia Percutânea de Fragmento Mamário por Agulha Grossa (Core Biopsy) Orientada por Estereotaxia?

Na biópsia percutânea de fragmento mamário por agulha grossa (core biopsy) orientada por estereotaxia, a paciente deita na maca e sua mama é colocada em uma máquina similar a um mamógrafo.

A máquina faz radiografias da mama em diferentes ângulos. Uma vez identificado o ponto para coleta de amostra, insere-se a agulha que remove fragmentos de tecido, enviados depois para exame citológico.

É possível remover até nódulos inteiros com esse procedimento, e mais de um fragmento pode ser retirado com uma única punção, ampliando a quantidade de material disponível para análise e fornecendo ao patologista amostra mais ampla para avaliação, possibilitando diagnóstico mais preciso.

Depois do procedimento, o paciente recebe um curativo local e deve evitar pegar peso ou fazer grandes esforços para evitar hematomas.

 

Para que serve o Exame Biópsia Percutânea de Fragmento Mamário por Agulha Grossa (Core Biopsy) Orientada por Estereotaxia?

A biópsia percutânea de fragmento mamário por agulha grossa (core biopsy) orientada por estereotaxia é comumente realizada para retirar amostras de fragmentos mamários que não são palpáveis ou facilmente localizados por meio de um exame de ultrassom.

Os resultados desse procedimento podem ajudar a confirmar ou descartar hipóteses diagnósticas, além de informar a melhor forma de tratamento.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400.