Biópsia de Tireoide Orientada por Ultrassonografia

É um procedimento médico feito para remover um pedaço de tecido da tireoide, para investigar possíveis doenças.

O que é biópsia de tireóide orientada por USG?

Uma biópsia é um tipo de procedimento médico feito para remover um pedaço de tecido de uma determinada parte do corpo, com o objetivo de avaliar, por exemplo, se esse tecido está saudável ou não e se é preciso removê-lo por algum motivo.

A tireoide é uma pequena glândula produtora de hormônios localizada na parte da frente do pescoço, cuja função é produzir hormônios que auxiliam o corpo a funcionar da forma correta. A biópsia pode ser feita, por exemplo, para avaliar um nódulo na tireoide.

Por ser uma glândula pequena e em um ponto delicado do corpo, bem próximo às vias aéreas, para fazer a biópsia na tireoide pode ser necessário fazer o uso de algum exame de imagem que ajude o médico a ver o interior do corpo e a localizar sua área de interesse.

O resultado de uma biópsia de tireoide pode sair em poucos dias ou levar até um mês para que seu resultado seja divulgado. Isso porque, muitas vezes, as amostras retiradas do corpo do paciente são testadas mais de uma vez e por pessoas ou testes diferentes, como forma de obter um resultado conclusivo, que realmente colabore com o diagnóstico do paciente. Esse tempo de emissão de resultados também costuma variar de acordo com cada laboratório e instituição de exames, de forma individualizada.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400.