Retossigmoidoscopia Flexível com Polipectomia

Na Retossigmoidoscopia Flexível com Polipectomia, além dessa visualização com captura de imagens, é possível remover pólipos presentes na porção final do intestino grosso.

O que é Retossigmoidoscopia Flexível com Polipectomia?

A Retossigmoidoscopia Flexível é um exame para estudo e análise da porção inferior do intestino grosso, em especial o reto.

Na Retossigmoidoscopia Flexível com Polipectomia, além dessa visualização com captura de imagens, é possível remover pólipos presentes na porção final do intestino grosso.

Os pólipos são pequenos grupos de células que se agrupam e podem constituir um volume. Há pólipos elevados ou planos. É importante tratá-los porque podem se tornar câncer de cólon ou reto.

Sendo assim, a Retossigmoidoscopia Flexível com Polipectomia é essencial para a prevenção do câncer de cólon.

A Retossigmoidoscopia Flexível é diferente da colonoscopia porque analisa somente o reto e a porção inferior do intestino grosso, enquanto a colonoscopia estuda todo o intestino grosso. Outro diferencial é que a retossigmoidoscopia não requer sedação ou preparo e lavagem intestinal.

 

Como é feito o exame Retossigmoidoscopia Flexível com Polipectomia?

Retossigmoidoscopia Flexível é feita por meio de um tubo fino e flexível que é inserido lentamente no paciente, em seu reto. Esse tubo possui uma câmera na ponta e, conforme o médico movimenta o tubo, essa câmera registra imagens da porção inferior do intestino grosso do paciente.

No caso da  Retossigmoidoscopia Flexível com Polipectomia, caso sejam encontrados pólipos que precisam ser removidos, o médico consegue inserir dentro do tubo uma pinça ou mesmo um pequeno bisturi que vai permitir que ele retire a lesão por completo do corpo do paciente.

Essa lesão pode, então, ser encaminhada para um exame anatomo-patológico que vai dar mais detalhes sobre o tipo de lesão, do que ela é feita e até como melhor tratar esse tipo de lesão.

 

Para que serve o Exame Retossigmoidoscopia Flexível com Polipectomia?

Retossigmoidoscopia Flexível com Polipectomia serve para remover pólipos que por ventura estejam presentes na porção inferior do intestino grosso de um paciente.

Além disso, a Retossigmoidoscopia Flexível com Polipectomia serve também para descartar ou confirmar uma hipótese de diagnóstico de condições que afetam a porção inferior do intestino grosso de um paciente, como a retocolite ulcerativa, a Doença de Crohn e a Colite.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400.