Prova de Função Pulmonar Completa (ou Espirometria)

O exame de Prova de Função Pulmonar Completa é um teste que visa entender melhor o funcionamento, desempenho e limitações do pulmão.

O que é Prova de Função Pulmonar Completa?

Conhecido também como espirometria, teste do sopro ou prova ventilatória, o exame de Prova de Função Pulmonar Completa é um teste que visa entender melhor o funcionamento, desempenho e limitações do pulmão.

 

Como é feito o exame Prova de Função Pulmonar Completa?

A prova de função pulmonar completa é feita com um aparelho chamado espirômetro. O paciente enche os pulmões de ar e assopra o aparelho com força, durante um período de tempo determinado pelo médico.

Dependendo dos resultados apresentados, o exame é feito mais uma vez, sendo que nessa segunda etapa utiliza-se medicação, com a finalidade de dilatar os brônquios, inalando com bombinha.

 

Para que serve o Exame Prova de Função Pulmonar Completa?

O  prova de função pulmonar completa serve para detecção de uma série de distúrbios respiratórios, como asma, bronquite, fibrose e doença pulmonar obstrutiva.

Geralmente, tabagistas ou pessoas com queixa de tosse crônica e dificuldade de respirar recebem a indicação de realizar a prova de função pulmonar completa.

A prova de função pulmonar completa também é realizada com o objetivo de saber se o tratamento de alguma doença pulmonar está dando resultado, se efetivamente traz benefícios.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400.