Ultrassonografia Obstétrica 1º Trimestre (Endovaginal)

Este é considerado um dos exames mais importantes da gestação, pois observa possíveis malformações e acompanha periodicamente o desenvolvimento fetal.

O que é Ultrassonografia Obstétrica 1º Trimestre (Endovaginal)?

A ultrassonografia obstétrica é composta pelo ultrassom fetal, antes do nascimento.

É considerado um dos exames mais importantes da gestação, pois observa possíveis malformações e acompanha periodicamente o desenvolvimento fetal.

No caso da ultrassonografia obstétrica 1° trimestre (endovaginal) o exame é feito ainda nos três primeiros meses de gestação, via vaginal, permitindo visualização completa do embrião ainda muito pequeno para ser visualizado com ultrassom tradicional.

Geralmente, a ultrassonografia obstétrica 1° trimestre (endovaginal) é feita entre a 6ª e a 12ª semana de gestação.

 

Como é feito o exame Ultrassonografia Obstétrica 1º Trimestre (Endovaginal)?

O exame é realizado com paciente em maca, e pernas elevadas em dois suportes.

Como o embrião ainda é bem pequeno, na ultrassonografia obstétrica 1° trimestre (endovaginal) ao invés do aparelho tradicional de ultrassom, utiliza-se sonda envolta em camisinha e introduzida via vaginal, fornecendo visão mais precisa do embrião.

O exame pode ser chamado de endovaginal ou mesmo de transvaginal.

 

Para que serve o Exame Ultrassonografia Obstétrica 1º Trimestre (Endovaginal)?

Geralmente, a ultrassonografia obstétrica 1° trimestre (endovaginal) é o primeiro exame feito pela gestante após os testes de gravidez. 

É possível averiguar a presença de um segundo feto, averiguar se o embrião se encaixou corretamente no útero, medir o colo do útero e calcular a idade gestacional, para a previsão mais exata da data de parto. Esse é o momento ideal, e não quando a gravidez está mais avançada, já que a margem de erro costuma ser menor.

Dependendo da idade fetal, é possível também ouvir os batimentos cardíacos durante a ultrassonografia obstétrica 1° trimestre (endovaginal).

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400.