Cintilografia de Mama (Bilateral)

A Cintilografia de Mama (Bilateral) serve para a detectar nódulos e tumores em pacientes quando não é possível diagnóstico pela mamografia.

O que é Cintilografia de Mama (Bilateral)?

A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados em veias e órgãos por meio de cateteres. Conforme os compostos radioativos se movimentam é possível obter imagens e fornecer diagnóstico correto e preciso. 

Na Cintilografia de Mama (Bilateral), o exame ajuda na detecção de nódulos e tumores, bem como a confirmação de localização exata dos nódulos para facilitar a retirada em procedimento cirúrgico.

No câncer de mama é comum que algumas células cancerígenas se encontrem não somente no nódulo, mas também no chamado linfonodo sentinela, parte do sistema linfático nas axilas. Caso haja a presença de células cancerígenas, detectadas durante a Cintilografia de Mama (Bilateral), é preciso fazer também a retirada de parte dos linfonodos (esvaziamento ganglionar).

Geralmente, esse exame é indicado para pacientes com mamas densas ou muito assimétricas, mamas pequenas ou mesmo pacientes do sexo masculino com suspeita de câncer de mama. Se houve algum procedimento cirúrgico ou biópsia que acabou por distorcer a arquitetura da mama, o exame de  Cintilografia de Mama (Bilateral) também é indicado.

 

Como é feito o exame Cintilografia de Mama (Bilateral)?

Na Cintilografia de Mama (Bilateral), a paciente recebe o medicamento levemente radioativo via endovenosa. Cerca de 10 minutos depois, é colocada de bruços em uma máquina, onde deverá encaixar as mamas em um colchão de espuma para que a imagem seja captada pela máquina de cintilografia, permitindo a visualização e distribuição do medicamento nas mamas.

Se o medicamento se distribuir de forma homogênea, exame normal, mas caso se concentre em determinados pontos, é necessário seguir orientações do médico.

 

Para que serve o Exame Cintilografia de Mama (Bilateral)?

A Cintilografia de Mama (Bilateral) serve para a detectar nódulos e tumores em pacientes quando não é possível diagnóstico pela mamografia. Também é realizada  nos casos de investigação do linfonodo sentinela, que deve ser removido em alguns casos de câncer de mama.

O exame também pode ser feito, após quimioterapia, para checar efetividade.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de Sergipe e da Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400.

Exames e Procedimentos relacionados

Cintilografia Óssea Trifásica

Não necessita agendamento

Cintilografia Pulmonar (Inalação)

Não necessita agendamento

Cistocintilografia Indireta

Não necessita agendamento