Linfocintilografia

Este exame estuda a anatomia e o funcionamento do sistema linfático do paciente, permitindo observar, estudar e diagnosticar uma série de condições capazes de afetar o sistema linfático.

Sinônimos

  • Cirurgia Radioguiada para Pesquisa de Linfonodo Sentinela
  • Linfocintilografia de Mamas, para Pesquisa de Linfonodo Sentinela
  • Localização de Linfonodo Sentinela
  • Marcação de Linfonodo Sentinela

O que é Linfocintilografia?

A cintilografia é um exame de imagem não invasivo que faz parte da Medicina Nuclear e utiliza compostos levemente radioativos que podem ser injetado na veia ou na pele do paciente, dependendo da intenção do exame. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação é possível obter imagens para fins diagnósticos mais precisos.

No caso da Linfocintilografia, o exame tem como objetivo capturar imagens dos vasos linfáticos (linfonodos, ou popularmente conhecido como gânglios) do paciente. 

Também conhecido por: Cirurgia radioguiada para pesquisa de linfonodo sentinela, Linfocintilografia de mamas,para pesquisa de linfonodo sentinela, Localização de linfonodo sentinela, Marcação de linfonodo sentinela.

Como é feito o exame Linfocintilografia?

No exame de Linfocintilografia, o paciente recebe uma injeção de um medicamento levemente radioativo. A injeção será feita na região do corpo em que se deseja estudar o sistema linfático (ex: em caso de avaliação de linfonodo sentinela em tumor de mama, a injeção será feita na pele próximo à aréola).

Esse medicamento se ligará às células que fazem parte do sistema linfático do paciente. 

Em seguida, o paciente  é encaminhado para a máquina de cintilografia, cerca de 30 minutos após a aplicação da substância radioativa, para captar imagens de seu corpo. As imagens costumam ser realizadas em diferentes intervalos de tempo.

O exame de Linfocintilografia também pode ser feito no dia anterior à uma cirurgia, 

 

Para que serve o Exame Linfocintilografia?

A Linfocintilografia estuda a anatomia e o funcionamento do sistema linfático do paciente, permitindo observar, estudar e diagnosticar uma série de condições capazes de afetar o sistema linfático. 

 É o caso, por exemplo, do linfedema, uma condição em que há um bloqueio no sistema linfático que impede a livre movimentação da linfa, tanto nos membros superiores como nos membros inferiores.

Outra indicação importante é a avaliação de linfonodo sentinela – aquele primeiro gânglio que drena certa região. O acometimento, ou não, deste linfonodo guiará os próximos passos no tratamento do paciente. 

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400.

Exames e Procedimentos relacionados

Cintilografia Óssea Trifásica

Não necessita agendamento

Cintilografia Pulmonar (Inalação)

Não necessita agendamento

Cistocintilografia Indireta

Não necessita agendamento