Raio-X de Punho

O exame permite estudo completo de ossos do punho e tecidos moles, como músculos e tendões, permitindo observar fraturas e tendinites. 

Sinônimos

  • Raiosx Osso Escafoide
  • Raios X Punho F+P+Obliquas
  • Raios-X Carpo-Radial
  • Raios-X Ossos Carpianos
  • Raios-X Radio-Carpica
  • Raios-X Carpo
  • Raios-X Ulno-Radial
  • Raios-X Radio-Ulnar

O que é Raio-X de Punho?

O Raio-x, também conhecido como radiografia, é um exame de imagem muito comum, devido a seu baixo custo, rapidez e por ser um exame não invasivo, dispensando preparos prévios. O exame utiliza baixas doses de radiação para identificar alterações em ossos e órgãos, sendo, portanto, contraindicado para gestantes. 

É um exame bastante utilizado em emergências devido à sua rapidez. Ele gera fotografias na região analisada em segundos, gerando imagens bidimensionais em uma chapa. 

Em casos de estruturas, como ossos, a anormalidade é identificada como um corte escuro.

No caso do Raio-X de Punho, o exame permite estudo completo de ossos do punho e tecidos moles, como músculos e tendões, permitindo observar fraturas e tendinites. 

 

Como é feito o exame Raio-X de Punho?

O Raio-X de Punho é realizado mais comumente como paciente sentado, e o punho avaliado é apoiado sobre o chassi, que estará posicionado na maca. O posicionamento do punho pode ser com a palma das mãos para cima ou para baixo, dependendo da condição do paciente.

O médico solicitante pode pedir também que a radiografia seja feita de perfil. Nesse caso, o paciente irá posicionar a lateral do punho sobre a placa do chassi, ficando com a palma da mão de perfil e o dedão para cima. 

A captura de imagens é feita pela máquina de Raio-X, que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade. O feixe de partículas deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.

Em geral, o exame de raio-x de punho não exige pré-preparo. Devido à radiação, é aconselhável que o paciente retire qualquer objeto metálico que esteja utilizando, como anéis, brincos e cinto. 

 

Para que serve o Exame Raio-X de Punho?

Além de fraturas e tendinite, o exame de Raio-X de Punho permite observar tumores e processos inflamatórios e infecciosos, como síndrome do túnel do carpo.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400.

Exames e Procedimentos relacionados

Radioscopia Diagnóstica

Não necessita agendamento