Doppler Colorido de Veia Cava Superior ou Inferior

Este exame é solicitado para avaliar a anatomia e o fluxo de veia cava superior ou inferior, de acordo com o que o médico deseja investigar.

Sinônimos

  • ECO DOPPLER COLORIDO DE VEIA CAVA SUPERIOR OU INFERIOR
  • ULTRASSONOGRAFIA COLORIDA DE VEIA CAVA SUPERIOR OU INFERIOR
  • VEIA CAVA E ILÍACAS

O que é Doppler Colorido de Veia Cava Superior ou Inferior?

O exame de ultrassonografia com Doppler Colorido de Veia Cava Superior ou Inferior é um método não invasivo de diagnóstico por imagem. As imagens são obtidas em tempo real, por ondas sonoras de alta frequência. O método não utiliza radiação, portanto não existem contraindicações.

O procedimento pode ser feito na veia cava superior, que drena o sangue da cabeça e membros superiores, ou na veia cava inferior, principal veia no transporte de sangue venoso do abdómen e membros inferiores para o coração. No pedido médico deve estar especificada qual área avaliar.

Com o doppler colorido é possível observar o fluxo nas veias através de um destaque colorido na tela do aparelho.

 

Como é feito o exame Doppler Colorido de Veia Cava Superior ou Inferior?

O exame de ultrassonografia com Doppler Colorido de Veia Cava Superior ou Inferior pode ser feito com paciente em pé ou deitado, conforme pedido médico.

Quando o paciente está pronto, aplica-se gel nas pernas ou braços conforme solicitado no pedido médico. Em seguida, o técnico responsável pelo exame irá deslizar o transdutor sobre o gel e, com movimentos, obtém as imagens, avaliando o fluxo na região pré-determinada.

Se o médico estiver satisfeito com as imagens, o paciente pode ser liberado. O resultado do exame sai alguns dias.

Para que serve o Exame Doppler Colorido de Veia Cava Superior ou Inferior?

O Exame Doppler Colorido de Veia Cava Superior ou Inferior é solicitado para avaliar a anatomia e o fluxo de veia cava superior ou inferior, de acordo com o que o médico deseja investigar. No caso da veia cava superior, pode-se identificar patologias como a síndrome da veia cava superior. Já na veia cava inferior, encontramos problemas como a síndrome da compressão da veia cava inferior.

As doenças mencionadas são apenas exemplos das patologias que conseguimos identificar com  o Exame Doppler Colorido de Veia Cava Superior ou Inferior aliado a histórico e sintomas.

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2460-3600 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2460-3600.