A análise é realizada para entender se há a presença de parasitas no intestino do paciente.
As análises clínicas são exames que permitem observar indicadores e valores referentes a substâncias presentes em seu organismo. Por meio dos dados obtidos nas análises clínicas, é possível entender melhor como está a saúde de um indivíduo, bem como indicar um tratamento caso alguma patologia seja diagnosticada.
No caso do exame parasitológico, a análise é realizada para entender se há a presença de parasitas no intestino do paciente. Esses parasitas podem causar uma série de condições médicas e sintomas que afetam a saúde geral do paciente.
Por isso, é importante realizar o exame parasitológico com uma determinada frequência, especialmente em pacientes com maior possibilidade de ter parasitas em seu intestino, como pacientes que comem fora de casa com frequência (e podem comer alimentos que não foram higienizados corretamente ou mesmo comida mal-passada, por exemplo) e também pacientes que visitaram áreas com alta incidência da presença de parasitas intestinais.
O exame parasitológico tem como objetivo determinar se há a presença de parasitas intestinais no corpo do paciente.
Esses são vermes, tênias e solitárias, por exemplo, cujos ovos são ingeridos pelo paciente por meio de água e alimentos contaminados. Quando chegam ao intestino, esses ovos eclodem e se transformam em um verme que se aloja na parede do intestino do paciente, causando sintomas como distensão abdominal, dor constante na barriga, cansaço constante, coceira no ânus e perda de peso.
Com o exame parasitológico, o paciente pode ser diagnosticado ou não com os vermes e também pode ter o tipo de verme determinado pela análise, uma vez que existem diferentes tipos e que a abordagem de tratamento varia de acordo com o verme.
O exame parasitológico é feito por meio da análise de uma amostra de fezes do paciente, que deve ser coletada pelo paciente de acordo com as instruções do local do exame.
Em geral, para a realização do exame parasitológico pede-se que o paciente evacue diretamente em um frasco específico para esse tipo de exame. As fezes não podem ser coletadas do vaso sanitário, pois a exposição do material poderá acarretar alterações na análise.
O paciente irá levar a amostra coletada ao laboratório e, em alguns dias, receberá o resultado para que seja compartilhado com o médico solicitante.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
O paciente deverá colher o número de amostras de fezes conforme indicado pelo médico.
O Laboratório Richet recomenda a coleta de 3 amostras de fezes colhidas em dias distintos. As três amostras deverão ser colhidas e transferidas para UM ÚNICO FRASCO COPROPLUS de acordo com as instruções abaixo ou fornecidas impressas junto com o frasco que poderá ser retirado no laboratório.
Em geral quando o médico solicita “Exame Parasitológico de Fezes” ele se refere a UMA AMOSTRA que deverá ser colhida em FRASCO DO TIPO COPROPLUS ou enviada A SECO EM FRASCO LIMPO QUE PODERÁ SER RETIRADO PREVIAMENTE NO LABORATÓRIO.
Quando o médico solicita o termo “MIF” ou “AMOSTRAS MÚLTIPLAS” deverão ser coletadas 3 amostras em um único frasco DO TIPO COPROPLUS.
Quando não houver pedido médico, recomendamos a coleta de 3 amostras em um único Coproplus, seguindo as instruções que se seguem.
1°passo
Abrir o frasco Coproplus® cuidadosamente para não derramar o líquido conservante e manter o frasco sempre em pé.
2°passo
Utilizar o coletor do frasco localizado na tampa do Coproplus® para coletar a amostra. Transferir uma pequena porção da amostra de fezes para o frasco.
3°Passo
Observe a figura e veja que amostra coletada deverá ficar submersa no liquido, não podendo ultrapassar seu volume. Este líquido é necessário para a conservação da amostra coletada.
4°Passo
Fechar o frasco com cuidado para não derramar o liquido conservante e encaminhar ao Laboratório Richet em até 3 dias corridos.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4083-6700 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4083-6700.