Biópsia Mamária Percutânea por Agulha Fina Orientada por Ultrassonografia

Este exame serve para coletar amostras de tecido mamário. 

O que é Biópsia Mamária Percutânea por Agulha Fina Orientada por Ultrassonografia?

Biópsia mamária percutânea por agulha fina orientada por ultrassonografia é um procedimento minimamente invasivo, com o objetivo de coletar amostras da massa anormal presente nas mamas ou axilas.

O termo “percutânea” indica que o procedimento é feito através da pele, sem a necessidade de cirurgias, e pode ser realizado com anestesia local.

Também conhecido por: Biópsia de fragmento de mama guiada por ultra-som, Biópsia de mama guiada por ultrassom, Biópsia de mama por agulha grossa guiada por ultrassom, Core-biopsy de mama guiada por ultrassom, Paaf ou paf de mama guiada por ultrassom, Punção aspirativa por agulha fina da mama, guiada por ultrassom, Punção de mama guiada por ultrassom, Punção-biópsia de mama guiada pela ultrassonografia, Punção-biópsia de mama guiada pela ultrassonografia.

 

Como é feito o exame Biópsia Mamária Percutânea por Agulha Fina Orientada por Ultrassonografia?

Na biópsia mamária percutânea por agulha fina orientada por ultrassonografia, os médicos retiram uma amostra das mamas e das axilas utilizando uma pequena agulha que aspira e coleta pequena quantidade de tecido, permitindo analisar as células. 

Para maior precisão, a agulha é guiada por ultrassom em tempo real, permitindo visualizar estruturas mamárias e o local de interesse com precisão.

Esse procedimento é considerado minimamente invasivo e costuma ser indicado para amostras que devem ser retiradas de locais de difícil acesso, como a curva das mamas ou mesmo as axilas, já que a agulha é bem fina e maleável e o objetivo é aspirar certa quantia de células.

 

Para que serve o Exame Biópsia Mamária Percutânea por Agulha Fina Orientada por Ultrassonografia?

A biópsia mamária percutânea por agulha fina orientada por ultrassonografia serve para coletar amostras de tecido mamário. 

As amostras são enviadas a exame citopatológico em busca do diagnóstico. Por vezes, o material em estudo é normal, enquanto outros requerem tratamento, como tumores mamários ou câncer de mama. Por vezes, a amostra do tumor pode ser essencial para determinar o melhor tratamento.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600.