Broncoscopia Completa

É um exame de visualização interna do pulmão, da laringe aos brônquios.

O que é Broncoscopia Completa?

Também chamada de broncoscopia pulmonar, é um exame de visualização interna do pulmão, da laringe aos brônquios. Equivale à endoscopia.

A variante broncoscopia completa fornece visão quase que completa do interior do pulmão, permitindo ainda coletar pequenas amostras para análise e remoção de pequenas lesões, como pólipos.

 

Como é feito o exame Broncoscopia Completa?

O paciente é sedado, insere-se um pequeno tubo flexível no nariz ou boca, e através da câmera na ponta, são capturadas imagens das vias aéreas. Em alguns casos, o tubo é rígido.

Caso seja necessário remover material para realização de biópsia, por exemplo, o tubo também está equipado com uma pequena pinça para coleta.

Após o exame, o paciente permanece em observação até recuperação e alta. O exame requer acompanhante.

 

Para que serve o Exame Broncoscopia Completa?

A broncoscopia completa é instrumento para confirmação ou descarte de hipótese diagnóstica. 

Entre as doenças que podem ser diagnosticadas através da broncoscopia completa, estão: câncer de pulmão, pneumonia, infecções pulmonares e proteinose alveolar.

Geralmente, a broncoscopia completa é recomendada para pacientes que apresentam sintomas como hemoptise (tosse com sangue), tosse que não melhora, falta de ar constante, rouquidão, respiração ruidosa, colapso pulmonar, suspeita de inalação de objeto estranho e trauma no tórax.

O exame é de grande auxílio no exame das vias aéreas em busca de lesões (como inalação de grande quantidade de fumaça) ou mesmo para investigar sangramento pulmonar.

Além disso, em alguns casos, a broncoscopia completa é usada para fim terapêutico. Por exemplo quando há necessidade de remover pólipos ou objetos estranhos nas vias aéreas. 

Em alguns casos, durante a broncoscopia completa o paciente recebe soro fisiológico, o chamado lavado bronco-alveolar. O líquido remanescente é aspirado e enviado para análise em busca de bactérias e fungos para verificar infecção pulmonar.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600.