Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial

É um exame que visa fazer um acompanhamento mais frequente da pressão arterial do paciente, durante um determinado período de tempo, que costuma ser de 24 horas.

O que é?

Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial é um exame complementar cujo objetivo é o diagnóstico de hipertensão arterial e/ou controle de eficácia do tratamento anti-hipertensivo recomendado. É muito utilizado também para investigação de sintomas possivelmente relacionados à hipotensão arterial (pressão baixa).

Instruções

O equipamento é composto por um pequeno gravador, que é colocado na cintura e conectado por um tubo fino de plástico a uma braçadeira, semelhante aos de aparelho de pressão comuns, colocada no braço não dominante, salvo contraindicação. O monitor insufla automaticamente a cada 20 min a braçadeira e registra a pressão. Depois do exame, o monitor é conectado ao computador e um software especial desenha um gráfico das pressões nas 24 horas. No momento das medidas, o braço em que o aparelho estiver instalado deverá permanecer relaxado e imóvel. Se houver necessidade, poderá ajustar o manguito no braço, mas não deve retirá-lo ou trocá-lo de braço – somente ajustá-lo, se necessário. Não se deve deitar sobre o braço em que está o manguito, para evitar que o cabo seja dobrado. Durante o exame é importante que o paciente mantenha suas atividades habituais e anote no relatório os horários das tomadas de medicamentos (com as respectivas doses) e os horários em que dormiu, acordou, se exercitou ou alimentou. É importante também informar a qualidade do sono e eventuais sintomas ou eventos relevantes, como exercícios físicos prolongados. O uso das medicações habituais durante o exame deve ser mantido, a não ser que o médico forneça outra orientação.

Preparo

Tomar banho antes da instalação do aparelho, pois não pode haver contato do mesmo com a água, nem pode ser desconectado da braçadeira. Deve-se levar um cinto para colocação do aparelho na cintura. Informar nome e horário de todas as medicações utilizadas e seguir orientação do médico quanto ao uso das mesmas.

Risco

Apenas aos relacionados a eventuais alergias ao material em contato com a pele. Raramente podem ocorrer ecmoses ou petéquias (manchas vermelhas puntiformes) que desaparecem após alguns dias.

Cuidados após o exame

Nenhum especial.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600.