Raio-X de Pé ou Pododáctilo

Com este exame estudamos os pés e/ou dedos dos pés, em busca de problemas variados, como trauma, torções e deslocamentos.

Sinônimos

  • Raio X Pé Direito ou Esquerdo
  • Raio X Pé Unilateral
  • Raios X Pé ou Pododáctilos F+Obliquas
  • Raios-X Talo-Navicular
  • Raios-X Ante-Pé
  • Raios-X dedos do Pé
  • Raios-X Interfalangeanas do Pé
  • Raios-X Metatarso-Falangeana
  • Raios-X Metatarso-Metatarsiano
  • Raios-X Falanges do Pé

O que é Raio-X de Pé ou Pododáctilo?

O Raio-X, também conhecido como radiografia, é o exame de imagem mais comum devido a sua acessibilidade e por não ser invasivo. Com ele é possível estudar ossos e musculatura, permitindo observar também órgãos como intestinos e pulmões.

No caso do exame de Raio-X de Pé ou Pododáctilo, estudamos os pés e/ou dedos dos pés, em busca de problemas variados, como trauma, torções e deslocamentos.

Por ser um exame que utiliza radiação ionizante para a captação das imagens, ele é contraindicado para gestantes, sendo importante informar ao médico em caso de suspeita de gravidez.

 

Como é feito o exame Raio-X de Pé ou Pododáctilo?

O Raio-x de pé ou pododáctilo pode ser solicitado em um ou ambos os pés. O exame pode ser realizado de duas maneiras: 

Na primeira, o paciente estará em decúbito dorsal, ou seja, deitado de barriga para cima. O paciente então flexiona o joelho e coloca a superfície plantar (conhecida como “sola do pé”) sobre o chassi da radiografia.

No segundo caso, o médico pode solicitar uma radiografia oblíqua. Para esta radiografia, o paciente ficará sentado ou deitado, e a sola do seu pé será posicionada em um ângulo de 30º ou 40º no chassi.   

O médico também pode solicitar o Raio-x de pé ou pododáctilo com carga, sendo que, nesse caso, o paciente ficará de pé, distribuindo o peso de seu corpo igualmente sob os dois pés.

A captura de imagens é feita pela máquina de Raio-X, que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade. O feixe de partículas deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.

 

Para que serve o Exame Raio-X de Pé ou Pododáctilo?

Além de traumas, torções e deslocamentos, o Raio-X de Pé ou Pododáctilo  também observa fraturas dos ossos dos pés, além de processos inflamatórios, como tendinites e fascites.

Com o Raio-X de Pé ou Pododáctilo também podem ser observados esporões, calcificações e outras alterações que causam dores e problemas nos pés.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600.

Exames e Procedimentos relacionados

Radioscopia Diagnóstica

Não necessita agendamento