Endoscopia Digestiva Alta com Biópsia e/ou Citologia para Pesquisa de Helicobacter Pylori

Na endoscopia digestiva alta com biópsia e/ou citologia para pesquisa de Helicobacter Pylori além das estruturas superiores como o esôfago, o estômago e o duodeno, é coletada uma amostra do tecido que recobre o estômago em busca da Helicobacter pylori, ou H. Pylori.

O que é Endoscopia Digestiva Alta com Biópsia e/ou Citologia para Pesquisa de Helicobacter Pylori?

A endoscopia é um exame para avaliar o sistema digestivo.

Na endoscopia digestiva alta com biópsia e/ou citologia para pesquisa de Helicobacter Pylori além das estruturas superiores como o esôfago, o estômago e o duodeno, é coletada uma amostra do tecido que recobre o estômago em busca da Helicobacter pylori, ou H. Pylori.

 

Como é feito o exame Endoscopia Digestiva Alta com Biópsia e/ou Citologia para Pesquisa de Helicobacter Pylori?

A Endoscopia Digestiva Alta com Biópsia e/ou Citologia para Pesquisa de Helicobacter Pylori é também realizada com endoscópio, tubo fino e flexível que possui câmera na ponta. 

A câmera capta imagens que permitem analisar alterações que podem causar sintomas como dor no estômago e refluxo.

Além disso, o aparelho possui uma pequena pinça na ponta, que permite retirar uma amostra da parede do estômago. A amostra pode ser encaminhada para anátomopatológico.

A Endoscopia Digestiva Alta com Biópsia e/ou Citologia para Pesquisa de Helicobacter Pylori é minimamente invasiva, e o paciente é sedado durante o processo, para evitar desconfortos.

 

Para que serve o Exame Endoscopia Digestiva Alta com Biópsia e/ou Citologia para Pesquisa de Helicobacter Pylori?

A Endoscopia Digestiva Alta serve para diagnosticar doenças que afetam o sistema digestivo, como gastrite, úlcera e refluxo, por exemplo.

Quando há o complemento da biópsia e/ou citologia, o objetivo é realmente analisar em busca do H. pylori, bactéria que pode colonizar o estômago e vive em meio ácido. Muitos indivíduos apresentam H. pylori no estômago.

A H. pylori pode causar úlceras e gastrite, e sua presença muda o tratamento. Além disso, a H. pylori é um cofator no desenvolvimento do câncer de estômago.

A Endoscopia Digestiva Alta com Biópsia e/ou Citologia para Pesquisa de Helicobacter Pylori costuma ser recomendada para queixa de dor de estômago e dor abdominal, azia, queimação e refluxo.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3215-0000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3215-0000.