Curso Preparatório para Pais

O momento da gestação e nascimento de um bebê gera modificações físicas e emocionais. Atualmente existe uma quantidade enorme de informações de fácil acesso que na maioria das vezes deixa o casal mais ansioso e cheio de dúvidas. A orientação direcionada por profissionais capacitados auxilia no aprendizado e aumenta a segurança do casal.

Para isso, desde 1987, a Maternidade São Luiz tem essa preocupação e oferece o Curso Preparatório para Pais. As aulas tratam questões relativas à gestação, nascimento e o bebê. O casal aprende como lidar com as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na gestação e pós-parto, a dar banho no bebê, trocar fraldas, fazer o curativo do umbigo e traz uma abordagem específica e detalhada sobre amamentação desde o primeiro dia até o retorno ao trabalho, entre outras coisas.

A participação dos papais nas aulas é muito importante, pois eles vão aprender juntos os sintomas do trabalho de parto, o que levar para a Maternidade, quando dar entrada na internação (documentos, pedido de internação, prescrição médica, carteirinha de convênio, enxoval da mamãe e do bebê), além da atenção que se deve ter com a criança.

Programação do curso:

  • Sinais e sintomas do trabalho de parto
  • Tipos de parto e de anestesias
  • Cuidados no pós-parto
  • Características e necessidades do recém-nascido: do nascimento aos primeiros dias de vida
  • Chegando em casa: os principais cuidados com o bebê
  • Banho, troca de fraldas, curativo do umbigo
  • Amamentação

Carga horária: 8 horas
Horário: sábados, das 8h30 às 17h00
Público-alvo: mamães e papais, indicado a partir do 7º mês de gestação
Telefone: (11) 3040-1649, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Local: Avenida Santo Amaro, 714, Itaim Bibi, São Paulo, SP.

Atenção: o custo do curso não é coberto por nenhum convênio. As aulas incluem o uso de apostilas e recursos audiovisuais.

Curso de Shantala e Ofurô

A unidade Itaim do Hospital e Maternidade São Luiz promove o Curso de Shantala e Ofurô, indicado para casais gestantes com mais de 24 semanas de gestação. A Shantala é uma massagem de origem indiana, muito feita por pais em seus bebês, que foi difundida no ocidente pelo médico ginecologista e obstetra francês, Frederic Leboyer, entusiasta de ações de humanização no parto. A massagem consiste em movimentos lentos para acariciar a pele e alongar o corpo e pode ser feita em recém-nascidos, mas também em crianças.

A arte – que estimula mãos, braços, barriga, peito, pernas, pés, costas e rosto – é associada a diversos benefícios: aumento do vínculo afetivo entre a mãe e a criança, melhora da qualidade do sono, diminuição de cólicas, desenvolvimento psico-motor, diminuição do estresse e melhora da sensação de bem-estar em quem recebe e para quem faz a massagem.

O curso é coordenado pela psicóloga e especialista na técnica Patrícia Lomonaco e é ministrado por ela mesma ou pela sua equipe.

Mais informações
(11) 3040-1649, entre 8h00 e 17h00 ou pelo e-mail cursogestante.itm@saoluiz.com.br.

Observação: Mães que fazem o Curso Preparatório para Pais na unidade Itaim têm 10% de desconto.