O aleitamento materno é o melhor alimento para o bebê, um direito garantido no 9º artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente, e é dever de todos fornecer condições favoráveis para a Amamentação.
Foi com esta preocupação que o São Luiz foi a primeira maternidade privada do país a criar em 1996 um Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAM) com os objetivos: incentivar, apoiar, promover e proteger o Aleitamento Materno, cuidando de cada fase deste processo de aprendizado e a descoberta da amamentação.
A atuação do GAAM contempla as seguintes atividades:
Para o caso específico de bebês de alto risco, o São Luiz disponibiliza um Banco de Leite Humano. O berçário também tem espaço de apoio, com maior conforto para as mães de prematuros. Na Unidade Semi-Intensiva, área de observação para os bebês que superaram a fase crítica, as mães treinam a amamentação, banho e outros cuidados gerais.
As mamães internadas na Maternidade São Luiz assistem ao curso com as dicas do GAAM via circuito interno de televisão, pelo Canal São Luiz. Dúvidas sobre o conteúdo do programa podem ser respondidas pela equipe de enfermagem que está cuidando da mamãe e do bebê e, após a alta, por telefone.
Horários das exibições dos programas: Diariamente, durante todo o período, além dos horários prefixados: 11h, 14h, 17h, 17h15, 20h15.
Disque Bebê: Você poderá tirar dúvidas sobre os cuidados com seu filho ou agendar uma consulta sobre aleitamento materno.
O nascimento do bebê é um momento de muita alegria, mas de muita insegurança para os pais. De uma hora para outra, eles tem que se acostumar com a troca das fraldas, amamentação, entre outros cuidados com seu filho.
Com objetivo de ajudar nesse momento tão importante, o São Luiz promove o programa “Maternidade Ativa”, no qual o alojamento conjunto é incentivado e as mamães, ainda internadas, recebem toda a orientação de profissionais altamente capacitados sobre amamentação e principais cuidados com os bebês, desde como vesti-los, trocar as fraldas, dar o banho, além dos problemas mais comuns do recém-nascido como cólica e icterícia.
As mamães internadas na Maternidade também contam com toda a orientação durante a amamentação, para que elas tenham a oportunidade de vivenciar estas experiências sob a supervisão cuidadosa de profissionais experientes. Além disso, a maternidade disponibiliza o Canal São Luiz (circuito interno de TV) com dicas sobre amamentação e as dúvidas sobre o conteúdo do programa podem ser respondidas por telefone.