Cardiologia

Teste ergométrico computadorizado

Conteúdo disponível em breve.

O que é?

O Teste ergométrico ou Teste de Esforço é um método complementar consolidado na prática clínica por ser barato, seguro, amplamente disponível e fornecer informações preciosas relacionadas ao comportamento cardiovascular durante o esforço físico. Auxilia no diagnóstico e prognóstico da doença arterial coronariana, de arritmias desencadeadas por esforço, permite a avaliação terapêutica e determinação da capacidade funcional para a liberação de atividade física regular.

Instruções

O exame é realizado em esteira rolante. Antes do procedimento é feita a limpeza da pele do tórax aonde serão fixados eletrodos (adesivos com gel condutor) que permitem a monitorização do eletrocardiograma durante a fase de esforço e recuperação. Também se faz necessária a monitorização contínua da pressão arterial com o uso de esfigmomanômetro. O esforço em esteira é realizado de forma gradual mediante o aumento da velocidade e inclinação da esteira rolante seguindo-se protocolos previamente estabelecidos por diretrizes nacionais e internacionais. O término do protocolo de esforço será solicitado pelo próprio paciente a qualquer momento ou por decisão médica.

Preparo

O paciente deve levar no dia do exame roupa apropriada e confortável para a atividade física como tênis, bermuda e top no caso das mulheres. É importante levar exames cardiológicos anteriores bem como receita médica com as medicações de uso habitual. Fica a critério do médico solicitante a interrupção ou não de determinados medicamentos antes do procedimento. Deve-se fazer uma alimentação leve até três horas antes do exame. Recomenda- se abstenção de cafeína e exercícios físicos excessivos nas três horas e doze horas, respectivamente, que antecedem o procedimento.

Risco

O exame é realizado por médico capacitado e habilitado para atender eventuais emergências cardiológicas e proceder ao suporte básico e avançado de vida. Os riscos relacionados ao procedimento como queda da esteira, tontura, dor no peito, arritmias e até parada cardiorrespiratória devem estar explicitados no Consentimento Livre e Informado que deve ser assinado pelo paciente antes da realização do mesmo, estando sempre o médico responsável à disposição para maiores esclarecimentos e dúvidas.
Eventuais alergias relacionadas ao contato do material com a pele (eletrodos) também poder ser observadas.

Cuidados após o exame

Não existem cuidados especiais a serem observados após o procedimento bem como não há necessidade de acompanhante.