Eletroencefalograma em Sono e Vigília (Rotina)

Também conhecido por: Eeg completo, Eletrencefalograma com fotostimulação e sono, Eletrencefalograma em vigília e sono, Eletroencefalograma com privação de sono, Eletroencefalograma longo, Eletroencefalograma prolongado de 1 hora, Eletroencefalograma sono prolongado, G prolongado de 1 hora, Eeg em vigília e sono, Eletroencefalfo completo

Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.

O que é eeg em sono e vigília?

O eletroencefalograma é um exame que visa registrar os impulsos elétricos do cérebro, que fazem o nosso corpo funcionar. Por vezes, esses impulsos podem apresentar alguma variação, que indica alguma anormalidade neurológica que acomete o paciente, e isso é detectado por meio do eletroencefalograma.

No caso do eletroencefalograma em sono e vigília, o paciente passa a noite no hospital, sendo monitorado por meio de eletrodos que são colados ao seu couro cabeludo. Ele passa o tempo todo pelo eletroencefalograma, sendo que é avaliado quando está acordado, em vigília, e quando está dormindo.

 

Para que serve o eletroencefalograma em sono e vigília?

Quanto mais dados sobre os impulsos elétricos do cérebro coletados, maiores as chances de se alcançar um diagnóstico que permita justificar algum sintoma descrito pelo paciente. Por isso, ao ficar entre 8 e 12 horas no eletroencefalograma em sono e vigília, o paciente tem maiores chances de descobrir se há alguma anomalia neurológica, como a epilepsia.

No caso do eletroencefalograma em sono e vigília, o exame também permite detectar condições relacionadas ao sono e a qualidade dele, por exemplo. É por meio desse exame que se descobre se o paciente sofre de condições como a narcolepsia ou até mesmo a apneia do sono.

É comum que antes do eeg em sono e vigília, o paciente fique sem dormir na noite anterior. Isso serve justamente para que o paciente fique sonolento e consiga dormir com rapidez ao chegar no hospital, o que permite uma coleta de dados voltada para o momento do sono do mesmo.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (71) 3281-6000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (71) 3281-6000.