Ultrassonografia Obstétrica com Amniocentese

Neste exame, além da captura das imagens fetais, também é realizado o procedimento de amniocentese, com coleta de amostra de líquido amniótico enviado para análise.

O que é Ultrassonografia Obstétrica com Amniocentese?

A ultrassonografia obstétrica engloba um conjunto de exames de imagem via ultrassom que devem ser feitos pela gestante antes do nascimento do bebê, como forma de avaliar a saúde e o desenvolvimento do feto, prevenindo e detectando doenças e condições adversas. Nem todo exame da ultrassonografia obstétrica deve ser feito por todas as gestantes, sendo recomendados caso a caso conforme indicação do médico que considera necessário especificamente para cada gestação.

No caso da ultrassonografia obstétrica com amniocentese,além da captura das imagens fetais, também é realizado o procedimento de amniocentese, com coleta de amostra de líquido amniótico enviado para análise. Esse exame não é realizado por todas as gestantes, sendo indicado mediante outros exames alterados.

 

Como é feito o exame Ultrassonografia Obstétrica com Amniocentese?

A ultrassonografia obstétrica com amniocentese é feita da mesma forma que um ultrassom tradicional. A paciente deita em uma maca, sendo aplicado gel em seu abdome. As imagens serão captadas com movimento do aparelho, em busca da posição fetal dentro do útero materno.

Uma vez que o feto é identificado no exame de ultrassonografia obstétrica com amniocentese, uma agulha é inserida no espaço livre do útero, coletando uma pequena amostra do líquido amniótico para análise. 

Vale lembrar que o líquido amniótico é o conteúdo líquido dentro da membrana que envolve o bebê durante a gestação, protegendo-o contra impacto, germes e bactérias. O líquido amniótico também permite ao bebê se movimentar livremente no útero materno, além de facilitar o desenvolvimento dos ossos e da musculatura fetais.

 

 Para que serve o Exame Ultrassonografia Obstétrica com Amniocentese?

A ultrassonografia obstétrica com amniocentese detecta grande variedade de doenças e condições adversas durante a gestação, como alterações cromossômicas, Síndrome de Down, Síndrome de Patau e Síndrome de Turner, até fibrose cística.

Doenças do sangue fetal, como anemia falciforme e anemia hemofilia também são detectadas com a ultrassonografia obstétrica com amniocentese. Além de espinha bífida, anencefalia e fibrose cística.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.