Audiometria Ocupacional ou de Seleção

Este exame que avalia a audição, capacidade de ouvir e processar o som.

Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.

O que é Audiometria Ocupacional ou de Seleção?

Audiometria Ocupacional ou de Seleção é um exame que avalia a audição, capacidade de ouvir e processar o som. O procedimento é rápido e indolor, comum em trabalhadores expostos a ruídos altos, inclusive previsto em leis trabalhistas. 

Não existem contraindicações para o procedimento, que só pode ser realizado por um médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo. 

 

Como é feito o exame Audiometria Ocupacional ou de Seleção?

O exame Audiometria Ocupacional ou de Seleção não exige preparo, é bem preciso, apenas requer que o paciente não se exponha a ruídos altos nas 24 horas que antecedem o exame. 

Outras orientações serão passadas pelo médico e confirmadas no local onde será realizado o procedimento. 

No dia, faz-se o exame físico do ouvido para descartar obstrução externa que possa comprometer o resultado do exame. Quando preparado, o paciente entra na cabine acústica e coloca fones de ouvido, e como estímulo aos ouvidos podem ser usados dois tipos de audiometria, que varia conforme a solicitação:

  • Audiometria Tonal: Emissão de tons puros, em diferentes intensidades e frequências. O paciente acena quando escutar o estímulo.  
  • Audiometria Vocal: Emissão de falas para saber a capacidade do paciente em detectar e compreender o que está sendo falado. Aqui deve repetir o que está sendo falado para completar o teste. 

Ao fim do teste, o paciente está liberado para ir embora. 

 

Para que serve o Exame Audiometria Ocupacional ou de Seleção ?

O Exame Audiometria Ocupacional ou de Seleção é solicitado para identificar e/ou avaliar doenças do aparelho auditivo. Também é usado para medir o grau de audição. Com ele é possível identificar qualquer alteração na audição, e mede o grau e o tipo de perda auditiva. 

Este exame aliado a história, sinais e sintomas ajuda a definir o diagnóstico correto e orientar o melhor tratamento. 

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (71) 3281-6000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (71) 3281-6000.