Raio-X de Adenoides ou Cavum (Lateral + Hirtz)

Com este exame é possível diagnosticar diversas doenças que afetam a adenoide, localizada nos seios nasais, como hipertrofia das adenoides, crescimento acelerado, causando problemas variados, como dificuldade auditiva, por exemplo.

Sinônimos

  • Raios X Adenoides (Coluna Aérea)
  • Raios X Amigdalas
  • Raios X Cavum: Lateral E/ou Hirtz
  • Raios X da Nasofaringe
  • Raios X de Vias Aéreas Superiores
  • Raios X de Vias Aéreas Superiores (V.A.S)
  • Raios X Perfil Face (Estudo de Adenoides)
  • Raios X Rinofaringe
  • Raios-X para Estudo de Adenoides
  • Raios X Avaliação Tecido Linfoide

O que é Raio-X de Adenoides ou Cavum (Lateral + Hirtz)?

O Raio-x é um dos exames de imagem mais comuns na Medicina, estudando ossos e musculatura, permitindo observar o interior dos órgãos, como intestinos e pulmões.

No caso do Raio-X de Adenoides ou Cavum (Lateral + Hirtz), exame também conhecido como raio-x de nasofaringe ou raio-x para estudo de adenoides, avaliamos a face e seios nasais, identificando a adenoide, parte do sistema imunológico que auxilia na defesa do organismo.  

O exame permite observar essas estruturas em maior detalhe e diferentes posições.

 

Como é feito o exame Raio-X de Adenoides ou Cavum (Lateral + Hirtz)?

Para a realização do Raio-X de Adenóides ou Cavum (Lateral + Hirtz), o paciente deita na maca ou fica de pé contra uma superfície, posicionamento orientado pelo técnico. 

O técnico irá captar as imagens da região da face, pedindo que o paciente abra e feche a boca em alguns momentos. 

O paciente fica sozinho na sala, enquanto a captura de imagens é feita pela máquina de Raio-X, emitindo um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade, conforme os tecidos na região. Este feixe de partículas deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.

Os ossos ganham determinada impressão, enquanto tecidos moles e conteúdo líquido geram outras marcas, permitindo que o médico visualize seu interior.

 

Para que serve o Exame Raio-X de Adenoides ou Cavum (Lateral + Hirtz)?

Com o exame de Raio-X de Adenoides ou Cavum (Lateral + Hirtz), é possível diagnosticar diversas doenças que afetam a adenoide, localizada nos seios nasais, como hipertrofia das adenoides, crescimento acelerado, causando problemas variados, como dificuldade auditiva, por exemplo.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (71) 3281-6000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (71) 3281-6000.

Exames e Procedimentos relacionados

Radioscopia Diagnóstica

Não necessita agendamento