Drenagem Percutânea Orientada por Tc

A drenagem percutânea orientada por TC é recomendada para o tratamento de coleções líquidas ou aéreas que produzem sintomas (como pneumotórax, que é o acúmulo de ar ou gás entre a parede torácica e pulmões).

O que é Drenagem Percutânea Orientada por TC?

A Drenagem Percutânea é uma técnica utilizada para drenagem de cistos, podendo diagnosticar, tratar ou coletar materiais para exame laboratorial.
Já o exame de Drenagem Percutânea orientada por TC é um exame que drena um abscesso – ou coleção de líquido ou ar – por meio de um cateter, sob orientação de imagem.

Como é feito o exame Drenagem Percutânea Orientada por Tc?

Para a drenagem percutânea orientada por Tc, deve-se fazer jejum de quatro horas ou mais, dependendo da punção e dificuldade de cada caso. Antes do procedimento, o radiologista coloca uma agulha na veia do paciente, facilitando a administração de medicações durante o procedimento.
A maioria dos procedimentos de drenagem é realizada sob anestesia local ou sedação consciente, acordado, e sem dor. A posição exata é solicitada dependendo da via de acesso que o radiologista utilizará para abordar a lesão.
O radiologista insere um cateter flexível orientando a coleta de líquido ou ar, recolhendo posteriormente em um saco de drenagem. O profissional escolhe o cateter de acordo com o tipo de líquido e outros fatores.

Para que serve a Drenagem Percutânea Orientada por TC?

A drenagem percutânea orientada por TC é recomendada para o tratamento de coleções líquidas ou aéreas que produzem sintomas (como pneumotórax, que é o acúmulo de ar ou gás entre a parede torácica e pulmões). Pode também tratar coleções líquidas recorrentes por uso de medicação e é um método minimamente invasivo para drenagem de abcessos.

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Exames e Procedimentos relacionados