Doppler Colorido de Bolsa Escrotal

O exame busca estudar os testículos, o escroto e as demais estruturas contínuas no escroto, como os cordões espermáticos.

O que é Doppler Colorido de Bolsa Escrotal?

O doppler é um exame de ultrassonografia que permite ao médico observar o aumento ou diminuição da vascularização na região examinada, além da velocidade do sangue nos vasos sanguíneos desta região

No caso do Doppler Colorido de Bolsa Escrotal, o exame busca estudar os testículos, o escroto e as demais estruturas contínuas no escroto, como os cordões espermáticos.

O exame é chamado de doppler colorido, porque nele o fluxo sanguíneo é demonstrado em tons de azul e de vermelho. 

Também conhecido por: Doppler para varicocele, Duplex scan de bolsa escrotal, Ecodoppler do plexo (varicocele), Ultra-som bolsa escrotal c/doppler, Ultra-som escrotal c/doppler colorido, Ultra-som escrotal com manobra de valsalva, Ultra-som pesquisa de varicocele, Ultra-som testículos e cordões espermáticos c/doppler, Ultrassom de escroto com doppler, Ultrassonografia de bolsa testicular, com doppler, Ultrassonografia de testículos, com doppler, Ultrassonografia testicular, com doppler.

 

Como é feito o exame Doppler Colorido de Bolsa Escrotal?

O exame de Doppler Colorido de Bolsa Escrotal é feito por meio de um aparelho de ultrassonografia

Durante o exame, o paciente permanece em decúbito dorsal (de barriga pra cima) em uma maca, enquanto o médico utiliza um pequeno aparelho (transdutor) e desliza este aparelho no local do corpo que foi solicitado o exame.

As imagens das estruturas anatômicas aparecem em tempo real na tela para o médico examinador.

Para facilitar a movimentação do aparelho, podem ser usados géis e cremes na região que está sendo analisada.

O exame é rápido, indolor e não invasivo. O paciente não é exposto a radiação durante sua realização 

 

Para que serve o Exame Doppler Colorido de Bolsa Escrotal?

O exame de Doppler Colorido de Bolsa Escrotal pode ser solicitado no pronto-socorro para confirmar ou excluir alguma doença com necessidade de cirurgia de urgência. Pode também ser solicitado em ambulatório para diagnósticos que não exijam tanta urgência ou para acompanhamento. 

Como o exame de Doppler Colorido de Bolsa Escrotal avalia a vascularização do escroto e dos demais elementos contidos nessa bolsa, este auxilia em diversos diagnósticos: desde causas inflamatórias e traumas até causas agudas, como torções. O exame serve também para a avaliação de massas e tumores.

Sempre que possível, o paciente deve levar exames anteriores de ultrassom de bolsa escrotal

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Exames e Procedimentos relacionados