Doppler Colorido de Tireoide

Com este exame é possível avaliar e diferenciar as doenças inflamatórias  da tireoide, como tireoidites, e também avaliar e diferenciar nódulos.

O que é Doppler Colorido de Tireoide?

O doppler é um exame de ultrassonografia que permite ao médico observar o aumento ou diminuição da vascularização na região examinada, além da velocidade do sangue nos vasos sanguíneos nesta região.

No caso do Doppler Colorido de Tireoide, o exame busca estudar o fluxo sanguíneo na tireoide. 

 

Como é feito o exame Doppler Colorido de Tireoide?

O exame de Doppler Colorido de Tireoide é feito por meio de um aparelho de ultrassonografia.

Durante o exame, o paciente permanece em decúbito dorsal (de barriga para cima) e pescoço estendido para trás. O exame pode ser feito colocando-se um travesseiro sob os ombros. O médico desliza um pequeno aparelho (transdutor) no local do corpo do paciente referente ao exame. As imagens das estruturas anatômicas aparecem em tempo real na tela.

Pode ser solicitado ao paciente que em alguns momentos do exame prenda a respiração e não engula saliva. Para facilitar a movimentação do aparelho, podem ser usados géis e cremes na região que está sendo analisada.O exame é rápido, indolor e não invasivo. O paciente não é exposto a radiação durante sua realização.

 

Para que serve o Exame Doppler Colorido de Tireoide?

O exame de ultrassom com Doppler Colorido de Tireoide, serve tanto para diagnóstico como para acompanhamento de doenças e de tratamentos. 

Com o exame de ultrassom de Doppler colorido da tireoide é possível avaliar e diferenciar as doenças inflamatórias  da tireoide, como tireoidites, e também avaliar e diferenciar nódulos.

Pode ser necessário complementar a investigação, em um outro momento,  com punção e com biópsia; a depender do que foi analisado durante o exame de ultrassom e se ele foi elucidativo ou não.

Caso o paciente já tenha realizado outros exames de ultrassom de tireoide, é importante levar no dia da realização do novo exame.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Exames e Procedimentos relacionados