Elastografia Hepática-Fibroscan

Trata-se de um exame utilizado para avaliar o grau de fibrose hepática, ou seja, cicatrizes no fígado causadas por lesões.

O que é Elastografia Hepática-Fibroscan?

A Elastografia Hepática-Fibroscan é um exame de imagem não invasivo que usa ultrassom para medir a elasticidade do fígado. 

 

Como é feito o exame Elastografia Hepática-Fibroscan?

Para realização do exame de Elastografia Hepática-Fibroscan, o paciente é posicionado em uma maca, em decúbito dorsal (de barriga para cima) e com o braço direito elevado acima da cabeça.

É necessário expor a região dos arcos costais (costelas) à direita, onde se localiza o fígado. 

A elasticidade do fígado é medida com ondas de ultrassom. A velocidade de propagação dessas ondas de alta frequência, não audíveis, está relacionada com a elasticidade do tecido hepático. 

O exame dura, em média, 5 minutos. Não é necessário preparo antes do procedimento, que é indolor e pode ser feito periodicamente. Fatores como obesidade e ascite podem influenciar a precisão do exame. 

O procedimento não deve ser realizado por pessoas com dispositivos implantáveis como marcapasso ou desfibriladores. 

 

Para que serve a Elastografia Hepática-Fibroscan?

É utilizada para avaliar o grau de fibrose hepática, ou seja, cicatrizes no fígado causadas por lesões. As cicatrizes tornam o fígado mais rígido, com menor elasticidade.

Ao medir a elasticidade do tecido hepático, é possível classificar o grau de fibrose e assim avaliar o risco de o indivíduo apresentar cirrose.

A cirrose ocorre quando o fígado se torna extremamente fibroso e deixa de realizar suas funções normais. As causas da fibrose hepática e cirrose são diversas, entre elas:

– doenças autoimunes, como hepatite autoimune, colangite esclerosante primária e cirrose biliar primária;
– doenças virais, como hepatite B e C;
– alcoolismo.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (71) 3281-6000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (71) 3281-6000.

Exames e Procedimentos relacionados

Doppler Colorido de Bolsa Escrotal

Não necessita agendamento

Doppler Colorido de Pelve

Não necessita agendamento

Doppler Colorido de Tireoide

Não necessita agendamento

Doppler Colorido Intra-Operatório

Não necessita agendamento