Ultrassonografia Retroperitônio (Grandes Vasos ou Adrenais)

Com este exame, é possível diagnosticar uma série de condições, como observar aumento no volume das glândulas adrenais e a presença de cistos ou tumores que porventura possam afetar as glândulas. 

O que é Ultrassonografia Retroperitônio (Grandes Vasos ou Adrenais)?

O ultrassom é um exame de imagem, indolor e acessível, em que o paciente não é submetido a radiação. 

Por meio deste exame, é possível analisar as estruturas do corpo pelas ondas ultrassônicas que ele emite, que ecoam e formam imagens, que podem ser visualizadas em tempo real e em tons de cinza. 

No caso da ultrassonografia do Retroperitônio (grandes vasos ou adrenais), o exame tem como enfoque o retroperitônio do paciente, ou seja, órgãos, vasos e demais estruturas anatômicas que se encontram na parte mais posterior do abdômen. 

 

Como é feito o exame Ultrassonografia Retroperitônio (Grandes Vasos ou Adrenais)?

A Ultrassonografia Retroperitônio (Grandes Vasos ou Adrenais) é feita por meio do aparelho de ultrassom. 

 Durante o exame o paciente permanece em decúbito dorsal (de barriga pra cima) em uma maca. Enquanto isso, o médico utiliza um pequeno aparelho (transdutor) e desliza este aparelho pelo abdômen do paciente. 

 As imagens das estruturas anatômicas aparecem em tempo real na tela para o médico. 

 O médico aplica um gel no local do corpo que se deseja estudar, para permitir que o equipamento (transdutor) deslize com maior facilidade. 

 É necessário jejum para realização deste exame. Podem ser prescritas medicações para diminuir a quantidade de gases no intestino para que estes não prejudiquem a visualização das estruturas durante o exame

Sempre que disponível, levar exames de ultrassom anteriores.

 

Para que serve o Exame Ultrassonografia Retroperitônio (Grandes Vasos ou Adrenais)?

Por meio da Ultrassonografia Retroperitônio (Grandes Vasos ou Adrenais), é possível diagnosticar uma série de condições, como observar aumento no volume das glândulas adrenais e a presença de cistos ou  tumores que porventura possam afetar as glândulas. 

A observação dos grandes vasos, por sua vez, permite avaliar se há algum tipo de malformação, alteraçōes anatômicas e estreitamento desses vasos sanguíneos.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (71) 3281-6000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (71) 3281-6000.

Exames e Procedimentos relacionados

Doppler Colorido de Bolsa Escrotal

Não necessita agendamento

Doppler Colorido de Pelve

Não necessita agendamento

Doppler Colorido de Tireoide

Não necessita agendamento

Doppler Colorido Intra-Operatório

Não necessita agendamento

Elastografia Hepática-Fibroscan

Não necessita agendamento