Ultrassonografia Torácica Extracardíaco

Por meio deste exame é possível estudar a parede do tórax, composta externamente pelas costelas, avaliando se há fraturas, inflamações importantes ou crescimento anormal de massas no local. 

Sinônimos

  • ULTRASSONOGRAFIA DE TÓRAX

O que é Ultrassonografia Torácica Extracardíaco?

O ultrassom é um exame de imagem, não invasivo e que não expõe o paciente a radiação. 

Com o exame de ultrassom é possível observar as estruturas do corpo por meio de ondas ultrassônicas, que ecoam e, como resposta, formam imagens em tons de cinza. As imagens podem ser visualizadas em tempo real pelo médico examinador.

No caso da Ultrassonografia Torácica Extracardíaco, estuda-se o tórax do paciente, permitindo uma observação dos pulmões, das pleuras (tecido que envolve os pulmões), do diafragma e de outras estruturas presentes no tórax. 

 

Como é feito o exame Ultrassonografia Torácica Extracardíaco?

A Ultrassonografia Torácica Extracardíaco é feita por meio do aparelho de ultrassom.   

O exame pode ser realizado com o paciente sentado ou deitado em decúbito dorsal (de barriga para cima) em uma maca. Pode ser solicitado que ele respire profundamente ou prenda o ar por alguns segundos, em algum momento do exame. 

Enquanto isso,  o médico utiliza um pequeno aparelho (transdutor) e desliza este aparelho sobre o tórax do paciente – que precisa estar descoberto. 

O médico pode aplicar um gel no local do corpo que se deseja estudar, para permitir que o equipamento deslize com mais facilidade.

As imagens das estruturas anatômicas aparecem em tempo real na tela para o médico 

Para realização desse exame não é necessário nenhum tipo de preparo ou jejum. Importante levar exames de imagem anteriores relacionados a avaliação do tórax. O exame é rápido e indolor. 

 

Para que serve o Exame Ultrassonografia Torácica Extracardíaco?

Por meio da Ultrassonografia Torácica Extracardíaco é possível estudar  a parede do tórax, composta externamente pelas costelas, avaliando se há fraturas, inflamações importantes ou crescimento anormal de massas no local. 

A ultrassonografia torácica extracardiaca também auxilia na avaliação e diagnóstico de doenças da pleura, como pneumotórax (presença de ar fora dos pulmões), derrames pleurais (líquido ao redor dos pulmões) e inflamações.  Quando encontrado derrame pleural, a ultrassonografia torácica tem a importante função de guiar a punção desse líquido. 

Com a Ultrassonografia Torácica Extracardíaco também podem ser avaliado nódulos e tumores ( tanto benignos quanto malignos) que por ventura podem surgir no tórax do paciente.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (71) 3281-6000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (71) 3281-6000.

Exames e Procedimentos relacionados

Doppler Colorido de Bolsa Escrotal

Não necessita agendamento

Doppler Colorido de Pelve

Não necessita agendamento

Doppler Colorido de Tireoide

Não necessita agendamento

Doppler Colorido Intra-Operatório

Não necessita agendamento

Elastografia Hepática-Fibroscan

Não necessita agendamento