Ultrassonografia Transvaginal para Controle de Ovulação (3 ou mais Exames)

Este exame é recomendado para casos em que a paciente está realizando um tratamento de fertilidade, por exemplo, uma vez que pode servir como um guia em relação ao funcionamento e a atividade de seus ovários.

O que é Ultrassonografia Transvaginal para Controle de Ovulação (3 ou mais Exames)?

O ultrassom é um exame de imagem que avalia os órgãos e as estruturas do corpo por meio de ondas ultrassônicas de alta frequência, que ecoam e, como resposta, formam imagens em tons de cinza, que podem ser visualizadas em tempo real pelo médico examinador. 

No caso da Ultrassonografia Transvaginal para Controle de Ovulação (3 ou mais Exames), trata-se de exames de ultrassom transvaginal que são realizados durante um mesmo ciclo menstrual para permitir que o médico descubra o dia exato de ovulação da paciente. 

O exame de Ultrassonografia Transvaginal para Controle de Ovulação (3 ou mais Exames) é recomendado para casos em que a paciente está realizando um tratamento de fertilidade, por exemplo, uma vez que pode servir como um guia em relação ao funcionamento e a atividade de seus ovários.

 

Como é feito o exame Ultrassonografia Transvaginal para Controle de Ovulação (3 ou mais Exames)?

Ao realizar a Ultrassonografia Transvaginal para Controle de Ovulação (3 ou mais Exames), a paciente deverá seguir as orientações de preparo indicadas pelo médico. 

Durante o exame, a paciente irá se deitar na maca, em posição ginecológica, e será introduzido o aparelho de ultrassom pela vagina – com transdutor próprio para realização do exame transvaginal. Será usado lubrificante para minimizar desconforto. 

Assim, o médico será capaz de captar imagens de seus ovários, avaliando tanto o volume dos ovários, como a presença ou ausência de cistos, localização dos ovários e sinais de ovulação.  

Geralmente, o primeiro exame da Ultrassonografia Transvaginal para Controle de Ovulação (3 ou mais Exames) é feito ainda com a paciente menstruada, no terceiro ou quarto dia de menstruação, a depender da duração do ciclo de cada paciente.  Esse exame servirá como uma base para o melhor entendimento do ciclo menstrual e do período em que ocorre cada alteração de cada etapa do ciclo.

Cerca de dez a onze dias depois, a paciente deverá retornar para fazer novo exame de Ultrassonografia Transvaginal para Controle de Ovulação (3 ou mais Exames), e depois uma terceira vez, em uma janela de tempo a ser indicada pelo médico, para que sua data de ovulação possa ser descoberta com precisão.

Caso seja necessário, a paciente poderá ter que voltar à clínica para a realização da Ultrassonografia Transvaginal para Controle de Ovulação (3 ou mais Exames) em outras ocasiões, antes do início de seu novo ciclo menstrual. .

O exame é indolor, podendo ter apenas um incômodo momentâneo, e não utiliza radiação para sua realização.

 

Para que serve o Exame Ultrassonografia Transvaginal para Controle de Ovulação (3 ou mais Exames)?

Com a Ultrassonografia Transvaginal para Controle de Ovulação (3 ou mais Exames) é realizado um estudo do desenvolvimento folicular dos ovários da paciente, que vão resultar na ovulação, dentro de cada ciclo menstrual. O exame também observa o desenvolvimento do endométrio, no útero, e outros sinais de ovulação para que o dia exato da ovulação da paciente seja detectado, facilitando o conhecimento do melhor período para relação sexual, visando facilitar a ocorrência da fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide, resultando em gravidez) 

O exame de Ultrassonografia Transvaginal para Controle de Ovulação (3 ou mais Exames) é recomendado especialmente para pacientes que realizam tratamentos de fertilidade, que utilizam medicamentos indutores de ovulação ou que buscam um auxílio para engravidar sem a interferência de tratamentos de fertilidade, apenas com coito programado.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (71) 3281-6000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (71) 3281-6000.

Exames e Procedimentos relacionados

Doppler Colorido de Bolsa Escrotal

Não necessita agendamento

Doppler Colorido de Pelve

Não necessita agendamento

Doppler Colorido de Tireoide

Não necessita agendamento

Doppler Colorido Intra-Operatório

Não necessita agendamento

Elastografia Hepática-Fibroscan

Não necessita agendamento