Você está em Hospital São Rafael

Novidades

Saúde mental em tempos de pandemia

19/05/2020

A pandemia está lhe deixando inseguro ou deprimido? Você tem sentido ansiedade ou frustração? Geralmente esses sintomas aparecem porque nos atemos a situações que não podemos controlar. Seja a própria incerteza do momento, uma atitude de um vizinho, um plano que não pôde se concretizar, uma notícia ou uma fatalidade.

Momentos desafiadores como a pandemia sempre trazem ansiedade e, apesar de parecer estranho a princípio, a primeira coisa a fazer para controlar a ansiedade é não ficar tentando “se livrar” dela a qualquer custo. Quando você a aceita, é mais fácil de controlá-la. E essa dificuldade pode ser uma oportunidade de crescimento e reflexão.

Para lidar com um problema, o primeiro passo é tomar consciência dele. Não deixe de fazer algo, não abandone suas atividades por causa da ansiedade. Continue fazendo como se não estivesse ansioso.

Existem coisas que podemos e que não podemos controlar. Separá-las é importante, porque nos permite concentrar apenas no primeiro grupo e evitar perda de tempo.

E como o distanciamento social é uma necessidade neste momento, uma sugestão é encontrar atividades que você gosta de fazer: praticar exercícios físicos em casa, meditar, fazer arte (escultura, desenho, pintura…), cuidar das plantas, ligar para os amigos e familiares, escrever, agradecer  às pessoas que estão na sua vida, ler. É um tempo também de pensar em desacelerar e ficar menos tempo nas redes sociais e utilizar o tempo conectado para algo útil, como realizar um curso que você sempre quis, mas nunca teve muito tempo. Outra atitude importante é a empatia, ajudar os outros pode tornar a vida de todos um pouco mais leve.

 

Tudo isso vai passar. Cuide-se!

Vamos superar juntos essa fase com mais saúde mental.

 

Fontes:

Dr. Paulo Mattos, médico psiquiatra, pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino

Ronald Fischer, psicólogo e pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino

 

Veja também