O que são estatinas? - Hospital viValle

O que são estatinas?

14/12/2017

Aproximadamente 50 milhões de pessoas usam a estatina diariamente no mundo. Mas o que é a estatina e o que ela faz no organismo? Estatina é o nome dado a um conjunto de medicamentos dedicados a reduzir o colesterol em pessoas que não conseguem esse controle com dieta e exercícios, além de apresentarem outros fatores de risco cardiovasculares.

Em geral, o uso da estatina reduz em 30% as taxas do colesterol ruim, o LDL. Além de reduzir os níveis de gordura no sangue, a evolução da medicação traz para os usuários atuais outros ganhos como o aumento da elasticidade das artérias e até mesmo reduzir processos inflamatórios pelo corpo.

O funcionamento da medicação se baseia no controle da produção de colesterol pelo fígado e no bloqueio de enzimas que estimulam a produção do LDL no corpo. Algumas fórmulas de estatinas são a sinvastatina, atorvastatina, rosuvastatina, fluvastatina, lovastatina, entre outras. Apenas o médico pode indicar qual é o tipo mais indicado para cada paciente.

Mesmo com o uso da estatina para o controle do colesterol, é preciso ficar atento aos outros fatores de risco cardiovasculares como a má alimentação, a falta de exercícios físicos e o tabagismo.

Os textos publicados no site do Hospital viValle têm caráter informativo e não substituem a consulta médica. Em caso de dúvida ou para um diagnóstico correto procure um médico cardiologista ou endocrinologista e esclareça suas dúvidas.

Veja também