Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia (em São Paulo)

Ficha do curso

Período de Inscrição:

até 30/10/2019

Número de horas: 60

Duração: 3 anos

Remuneração: R$ 3.330,43

Mais Informações:

De 2ª a 6ª, das 10h às 18h.
Telefone: (11) 2109-8800
E-mail: ensinosp@idor.org

Processo seletivo

Prova Objetiva (1ª fase) - 03/11/2019 14:00 a 03/11/2019 18:00 - Av. República do Líbano, 611 Ibirapuera - São Paulo
Prova Prática, Entrevista e Arguição de Currículo (2ª fase) - 13/11/2019 08:00 a 13/11/2019 18:00 - Rua Américo Brasiliense, 596 – Centro, São Bernardo do Campo – SP (Hospital IFOR).

Edital:Edital:


Objetivo do Programa

Formação de Ortopedistas e Traumatologistas com experiência prática e teórica, para ingressar no mercado de trabalho. Além disso o residente estará apto para submeter-se ao exame para obtenção do Título de Especialista da SBOT, ao final do programa, composto de: Exame escrito, exame oral, exame prático, exame interativo e apresentação de trabalho científico.

O residente do primeiro ano desenvolve conhecimentos em: Anatomia humana, em especial do aparelho locomotor; Vias de acesso; Fisiologia Humana e Biomecânica, em especial do aparelho locomotor; Fisiopatologia Ortopédica; Semiologia do Aparelho Locomotor.
O residente do segundo ano tem como objetivo dar continuidade aos estudos iniciados durante o primeiro ano; estimular a aplicação dos conhecimentos auferidos através do raciocínio diagnóstico e elaboração de propostas terapêuticas às afecções ortopédicas e traumatológicas; responsabilidade no preparo pré-operatório e seguimento pós-operatório imediato e tardio dos pacientes sob seus cuidados; receber orientação direta para a realização de procedimentos cirúrgicos de pequeno porte; participar da prescrição e elaboração de órteses e programas de reabilitação; orientação e apoio aos alunos do primeiro ano; participar da elaboração de pesquisas e/ou trabalhos científicos.
Os residentes do terceiro ano têm como meta a consolidação do conhecimento adquirido nos anos anteriores e aprofundamento do aprendizado dos diversos seguimentos do aparelho locomotor; realização de trabalho cientifico no âmbito da especialidade; maior participação e importância em assumir a postura de “responsabilidade”, embora continue sob supervisão e treinamento, do diagnóstico, tratamento e resultado dos pacientes com ele envolvidos. Com relação aos colegas de graduação inferiores, o aluno de terceiro ano assume posição de liderança no grupo, sendo importante elo de ligação entre os docentes e o grupo de treinamento; participam ativamente da instrução dos colegas dos níveis inferiores ao seu nas atividades a eles destinadas.

  • Reconhecido pelo MEC

Público-alvo

Graduados em Medicina sem Pré-requisito.

Vagas

3 (três) vagas

Local da Residência Médica

São Paulo: Hospital IFOR – R. Américo Brasiliense, 596 – Centro, São Bernardo do Campo – SP


Coordenação

Prof° Dr. Eiffel Tsuyoshi Dobashi