Conhecimentos multifatoriais para práticas cirúrgicas envolvendo a obesidade

A Pós-Graduação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica visa aprofundar o conhecimento de cirurgiões gerais e do aparelho digestivo na área de cirurgia bariátrica.

A Pós-Graduação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica forma profissionais que atuam em cirurgia do aparelho digestivo. O curso existe há 3 anos e se destina a médicos e médicas com residência em cirurgia geral e do aparelho digestivo. Com foco no controle cirúrgico da obesidade, o programa permite a interação com profissionais de reconhecida experiência tanto da área cirúrgica como nas especialidades associadas – endocrinologia, nutrição, psicologia, psiquiatria, endoscopia e anestesia.

Devido ao fato da obesidade ser uma questão multifatorial e complexa, é necessário aprofundar o conhecimento na área e obter conhecimento das diferentes opções cirúrgicas que podem ser realizadas para que o paciente tenha um tratamento adequado. Junto da prevalência crescente, a obesidade conta com números cada vez maiores de cirurgias realizadas por ano no mundo todo, principalmente no Brasil. Assim, há uma grande demanda por profissionais cada vez mais qualificados nestes procedimentos.

O curso conta com intensa atividade prática para a melhor capacitação do campo cirúrgico do corpo discente, com um grande diferencial: é o único curso da área que oferece treinamento em cirurgia robótica. Além deste treinamento, realizado através de simulação, os alunos também acompanham as reuniões que os preceptores realizam com pacientes e as discussões sobre riscos e complicações de cada caso clínico.

“Ao longo das aulas, os alunos que não faziam cirurgia bariátrica passaram a realizar este procedimento” diz um dos coordenadores, Carlos Saboya. “Isso acontece devido ao aprofundamento teórico e prático que ocorre durante o curso, pois os alunos são muito bem orientados sobre o manejo clínico e nutricional desses pacientes”, afirma. Os procedimentos são orientados por um corpo docente composto por profissionais com mestrado, doutorado, pós-doutorado e livre docência, todos com ampla experiência clínica e cirúrgica envolvendo pacientes com obesidade. 

Saiba mais sobre o curso e inscreva-se clicando aqui.