Curso Urodinâmica Padrão: princípios da International Continence Society

Unidade do IDOR em SP está com inscrições abertas para curso intensivo de Urodinâmica Padrão

As disfunções miccionais podem gerar grande impacto na qualidade de vida das pessoas. Essas disfunções podem ser classificadas em problemas de armazenamento e esvaziamento urinário. Na grupo dos problemas de armazenamento encontramos situações como a bexiga hiperativa (frequência urinária aumentada, acompanhada de urgência, com ou sem incontinência), incontinência urinária e noctúria (necessidade frequente de levantar a noite para urinar). No grupo dos problemas de esvaziamento podemos citar a obstrução causada por aumento do tamanho da próstata, incoordenação entre a musculatura da bexiga e o assoalho pélvico, além das obstruções causadas pelos prolapsos vaginais. Problemas como esse são altamente prevalentes e, nos casos refratários às medidas comportamentais e ao tratamento clínico, a ferramenta considerada padrão-ouro para diagnóstico é o estudo urodinâmico.

Para capacitar profissionais a executar e entender os resultados de um exame urodinâmico, a unidade do IDOR em São Paulo oferece um curso intensivo de Urodinâmica Padrão: revendo princípios preconizados pela International Continence Society (ICS) para obter excelência em exames avançados. O coordenador do curso Dr. Daniel Moser, é urologista da Sociedade Brasileira de Urologia, além de membro da ICS, instituição cujos padrões da prática urodinâmica serão base de ensino para a aula. “Diferente de cursos já oferecidos, iremos prezar pelo enfoque nas normas para realização do exame, identificação de artefatos que podem atrapalhar o processo e simulação de situações reais com elaboração de laudos com checagem individual”, afirma Moser.

No Brasil, o estudo urodinâmico só pode ser realizado por médicos, independente da especialidade, mas o curso, porém, é aberto para todos os profissionais da saúde que desejam conhecer mais sobre urodinâmica e aprender a interpretar os exames sem depender da leitura e conclusão realizada por terceiros. Com caráter personalizado, a aula ocorrerá no dia 15 de junho, um sábado, e terá 12h de duração. O curso atenderá a um grupo pequeno de até 15 pessoas, possibilitando ao aluno tirar todas as suas dúvidas diretamente com um expert na área. O aluno será exposto inicialmente às normas da urodinâmica e como um exame deve ser feito corretamente, depois, será explorado cada detalhe do exame e as bases físicas e clínicas que explicam a importância do cumprimento rigoroso dos padrões da ICS. O professor compartilhará dicas aprendidas ao longo de quase 20 anos de carreira, permitindo ao aluno identificar pontos críticos com maior rapidez, corrigi-los e evitá-los sempre que possível.

Ainda haverá grande período para que os alunos realizem seus próprios laudos, que serão então corrigidos e comentados em tempo real. “Isso permitirá que o candidato tenha ferramentas para corrigir artefatos que possam surgir no exame, ter base para argumentar e pedir que seja repetido um exame mal elaborado, além de ter segurança para saber se o exame é confiável ou não para tomada de decisão clínica ou cirúrgica”, completa o coordenador e professor do curso, “Ao final das 12 horas, o aluno será capaz de iniciar, conduzir, finalizar e fazer o laudo do exame urodinâmico, sabendo quais os padrões que devem ser seguidos para se ter um estudo confiável e respeitado”.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso.

?

?