Evento sobre desordens do corpo caloso abre espaço para troca de experiência entre profissionais de saúde e pacientes

Nos dias 27/06 a 02/07 ocorre a conferência internacional Cortical Connections, dedicada a aulas, palestras e compartilhamento de informações sobre as desordens do corpo caloso

 

O Cortical Connections é um evento científico voltado para a atualização de médicos, psicólogos, cientistas e outros profissionais da saúde acerca das desordens do corpo caloso, condição rara e geralmente congênita que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. A conferência, além de reunir  especialistas de diversos países para realizar  palestras e debates sobre o assunto, também tem o objetivo de aproximar os pesquisadores de pacientes e famílias, estimulando trocas de experiência que possam acelerar o desenvolvimento de estudos de terapias efetivas para quem sofre com a condição.

Em 2021, o encontro ocorrerá entre os dias 27 de junho e 2 de julho, em formato inteiramente on-line. Durante os seis dias de evento, será possível acompanhar uma agenda de aulas e debates, além de atividades especiais para familiares e uma galeria digital com trabalhos artísticos de pacientes com a condição. As inscrições para o evento abrirão em breve e serão divulgadas no site oficial.    


Sobre a Organização do Evento

As desordens do corpo caloso são problemas associados a essa estrutura, que divide os dois hemisférios cerebrais e é responsável pela conexão entre eles. Pessoas que sofrem com danos ou malformações no corpo caloso apresentam quadros variados, que podem trazer desde nenhum sintoma até atraso psicomotor, epilepsia e alguns casos também estão associados ao transtorno do espectro do autista.

Considerando os desafios para estudar e ajudar no desenvolvimento de terapias para as desordens do corpo caloso, médicos e cientistas de diversas partes do mundo criaram o  International Research Consortium for the Corpus Callosum and Cerebral Connectivity (IRC5), consórcio internacional dedicado ao compartilhamento científico sobre a condição e engajado em conectar especialistas e associações formadas por familiares e pacientes.

Em 2021, a organização do Cortical Connections contará com o apoio do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), membro do IRC5 e centro de pesquisa com diversos estudos de imagem sobre desordens do corpo caloso. Confira abaixo os nomes da comissão organizadora:

Tania Attié-Bitach
Hôpital Necker-enfants Malades

Warren S. Brown
Fuller Graduate School of Psychology

Christel Depienne
University Hospital Essen

Gregor Kasprian
Medical University of Vienna, Austria

Roberto Lent
IDOR/ UFRJ

Paul Lockhart
Murdoch Children Research Institute

Lynn K. Paul
California Institute of Technology

Linda Richards
Queensland Brain Institute

Elliott Sherr
University of California, San Francisco

Fernanda Tovar-Moll
IDOR/UFRJ

Francisco Aboitiz
Pontificia Universidade Católica de Chile

Paulo Mattos
IDOR/UFRJ

Rogério Panizzutti
UFRJ

 

Para mais informações sobre o evento, submissão de projetos e inscrição, acesse: www.corticalconnections2021.com

 

Veja também