Exposições Interativas em Pesquisa, Ensino e Inovação no Congresso de Oncologia D’Or

Confira tudo sobre a participação do IDOR num dos maiores eventos nacionais sobre Oncologia.

 

O Congresso Internacional de Oncologia D’Or é um dos maiores eventos nacionais relacionados ao compartilhamento de informações e novidades sobre o tratamento de câncer. Em sua sétima edição, realizada nos dias 22 e 23 novembro de 2019, o Congresso obteve uma participação de destaque do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), tanto nos estandes com atividades interativas para o público, como nas diversas salas de palestras do evento.

 

Em 2019, o estande do IDOR apresentou seus tradicionais totens de artigos científicos. Localizados na entrada do evento, as telas touchscreen permitiam que os participantes do congresso conhecessem as principais pesquisas do instituto em suas 5 áreas de atuação: oncologia, medicina intensiva, medicina interna, neurociências e pediatria. Os interessados em ler as publicações completas podiam enviá-las para seu endereço de e-mail, o que também podia ser feito com as apresentações de cursos oferecidos pela área de Ensino do IDOR. Através do mesmo totem, era possível conhecer os cursos de doutorado, pós-graduação, especialização, extensão, MBA e diversos outros oferecidos pela Faculdade IDOR de Ciências Médicas. 

             

Além de suas propostas tradicionais, o instituto também trouxe novidades para os participantes, principalmente em suas frentes de Divulgação Científica e de Inovação. No estande do IDOR houve sessões interativas alternadas relacionadas à área de neurociência. As pessoas presentes no evento puderam ver microrganismos vivos em microscópio, assim como apresentações sobre pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Biologia Molecular e Reprogramação Celular. Pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Imagem também informaram o público sobre a variedade de estudos envolvendo ressonância magnética, eles compartilharam imagens e vídeos que detalham as reações e funcionamento do cérebro tanto em condições de limitações de saúde neural como em atividades cotidianas, a exemplo de ouvir de ouvir música.

 

     

Para seu pilar de Inovação, o IDOR dedicou 3 espaços para divulgação do Open D’Or Healthcare Innovation Hub. Estreando no congresso, a plataforma de inovação aberta atua em conjunto com o setor de Transformação Digital da Rede D’Or São Luiz (RDSL) e aproveitou o grande evento para divulgar suas atividades e serviços. Uma parte dos estandes era dedicada a apresentação de uma Inteligência Artificial, a DORA, apresentadora virtual dos espaços Open D’Or, que podia ser vista no cenário através do uso de gadgets como o iPad. Outro setor do estande era dedicado a startups parceiras, que com seus representantes informava os serviços que cada uma oferecia na área de saúde e inovação. Por último, uma grande área de exposição foi reservada ao Living Lab, laboratório do Open D’Or para teste de soluções e produtos na área de saúde. O ambiente simulava um quarto hospitalar com equipamentos e bonecos anatômicos. Lá, tanto a equipe do Open D’Or e RDSL como representantes de startups exibiram algumas inovações que podem ser desenvolvidas em hospitais, a partir das conexões realizada pela plataforma.

                 

Além de seus estandes, o IDOR também foi destaque nas apresentações orais do evento, possuindo uma sala inteiramente dedicada a palestras de pesquisa e outro espaço reservado para debates relacionados à inovação na saúde. Os dois dias de evento foram acompanhados através de stories em nosso Instagram e fixados nos highlights de nosso perfil. Clique aqui e confira tudo o que aconteceu!   

Veja também