IDOR adapta processos seletivos para versão 100% online e segura

Inscrições para a Residência Médica e Estágio Acadêmico no IDOR vão até o dia 04/01

 

Durante a pandemia, a área de ensino foi uma das que mais encontrou desafios para manter suas atividades. Para além das aulas, todo o contexto educacional teórico-prático precisou adaptar-se às novas necessidades do distanciamento social, incluindo os processos seletivos. Preocupado em manter a segurança das provas e fazer dessas alterações o mais confortável possível para os participantes, o IDOR redesenhou todo seu sistema de avaliação para ocupação de vagas em seus cursos, processo que será inaugurado nas provas para o Estágio Acadêmico e para as Residências Médicas, que ocorrerão ambas no dia 10 de janeiro de 2020, em diferentes horários.

Foi necessário mudar todo o mindset para o processo seletivo, pois mesmo que ambas sejam eficazes, a experiência on-line é bem diferente da presencial. Para fazer essa reestruturação com sucesso, o IDOR contratou uma plataforma tecnológica especializada para exames on-line, a METTL Secure Browser, que possui ampla experiência nessa área e é responsável por grandes processos seletivos de graduação e pós-graduação no Brasil e no mundo.

O software conta com vários recursos de avaliação visual que monitoram os alunos durante os exames, observando e sinalizando movimentos incomuns dos participantes para garantir que as questões estão sendo preenchidas de forma honesta. A instalação obrigatória da ferramenta também habilita um plug-in que evita que os participantes possam abrir outras janelas durante a avaliação. Esta forma de processo seletivo já está sendo amplamente utilizada em grandes instituições e se mostrou uma alternativa de êxito em todos os casos, já que a necessidade de desenvolvimento e otimização das ferramentas se deu de maneira muito acelerada frente às exigências da pandemia.

Além da ferramenta, fiscais treinados também acompanharão remotamente o processo seletivo, podendo ajudar os alunos em caso de dúvidas ou pedir para que mostrem seus arredores através da câmera, para confirmar que no ambiente há apenas o participante e seu computador. Os alunos deverão manter a câmera e o microfone de seus computadores ligados durante toda a prova.

Um documento com instruções detalhadas foi produzido para os participantes entenderem a nova metodologia da avaliação e será marcado um processo-seletivo-teste antes do oficial, para que todos possam visualizar melhor o funcionamento e esclarecer dúvidas. A comissão organizadora do processo seletivo disponibiliza para os candidatos correio eletrônico, HELP DESK e o telefone da secretaria de ensino para oferecer informações além do edital e do dia de teste, de forma que os participantes possam se sentir seguros acerca dos procedimentos e da legitimidade da avaliação.

Confira o novo regulamento e inscreva-se para os próximos processos seletivos de Residência Médica e Estágio Acadêmico do IDOR/RDSL!

Inscrições para Residência Médica

Inscrições para Estágio Acadêmico

Preparamos um guia com instruções para você participar da prova online. Assista ao vídeo:

 

Veja também