Recrutamento de Voluntários Encerrado para pesquisa clínica com vacina da Clover Biopharmaceuticals

Estudo com nova vacina contra a Covid-19 foi aberto no Rio de Janeiro e o IDOR já encerrou chamada para voluntários.

 

O Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) iniciou este mês, no Rio de Janeiro, o estudo de Fase 2 e 3 da vacina contra a Covid-19 produzida pela farmacêutica Clover Biopharmaceuticals. Após atuar nos estudos da vacina de Oxford, com trabalhos no Rio de Janeiro e em Salvador, e em um estudo do Instituto Butantan, também no Rio de Janeiro, o IDOR ficará responsável pelo processo de seleção e recrutamento de voluntários (fase já encerrada), análises laboratoriais, aplicação da vacina nos participantes e seu acompanhamento por 12 meses.

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), o estudo de Fase 2 e 3 visa comprovar a eficácia do imunizante em evitar a doença, sua capacidade de induzir uma resposta imunológica contra o novo coronavírus (imunogenicidade) e, também, a segurança do produto. Em sua primeira fase, dedicada a analisar a segurança do composto, a vacina da Clover apresentou uma efetiva resposta imune contra o SARS-CoV-2 e demonstrou bons índices de segurança e tolerabilidade nos voluntários adultos e idosos participantes, sem que fossem registrados eventos adversos graves. Os resultados foram publicados no final de janeiro deste ano, no prestigiado periódico científico, The Lancet.

No Brasil, a pesquisa ainda contará com mais quatro centros de estudo, dois no Rio Grande do Norte e dois no Rio Grande do Sul.

Veja também