IDOR organiza Primeira Gincana para os Acadêmicos de Medicina do IDOR/RDSL

Inaugurada durante o II Simpósio Internacional de Cardiologia, a Gincana buscou unir de forma lúdica os estagiários de medicina intensiva e emergência médica dos hospitais RDSL, no Rio de Janeiro.

Na semana passada, foi realizado o II Simpósio Internacional de Cardiologia da Rede D’Or São Luiz (RDSL). O evento, que ocorreu durante a sexta-feira (16/08) e o sábado (17/08), teve como objetivo trazer discussões acerca dos mais recentes avanços no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas. Sediado no Windsor Barra Hotel, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o encontro também foi palco da Primeira Gincana de Acadêmicos de Medicina do IDOR/RDSL, atividade lúdica que testava os estudantes acerca dos conhecimentos adquiridos durante o programa de estágio nos Hospitais da RDSL.

Anualmente,o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) abre seleção para o Programa de Estágio Acadêmico em Medicina Intensiva e Emergência Médica, que contempla vagas em vários hospitais da RDSL, no Rio de Janeiro. Com duração de 6 meses até dois anos, o programa oferece aos acadêmicos selecionados a oportunidade de entrar em contato com o cotidiano das equipes médicas nos hospitais em que estão alocados, prevendo também atividades teóricas relacionadas aos casos que podem ser encontrados nos ambientes de terapia intensiva e de emergência. Cada grupo de estagiários é supervisionado por preceptores, que são médicos titulados e atuantes nos hospitais. “O programa de estágio do IDOR se desenvolve em unidades hospitalares que acabam ficando distantes umas das outras, o que nos estimulou a desenvolver uma atividade que unisse os estagiários e os preceptores, permitindo uma troca maior entre os grupos”, relata Dra. Rosa Vianna, médica e coordenadora do Programa de Estágio.

Segundo a coordenadora, a ideia de engajar os acadêmicos do programa surgiu através da colaboração do Dr. Bruno Bandeira, que é preceptor do Programa de Estágio no Hospital Caxias D’Or e responsável, juntamente com a Dra. Olga Ferreira de Souza, pela organização do II Simpósio Internacional e Cardiologia. A vontade de unir os hospitais somou-se à ideia de realizar uma atividade divertida e correlacionada ao aprendizado dos acadêmicos durante o estágio,resultando, então,na Primeira Gincana de Acadêmicos de Medicina do IDOR/RDSL.

A Gincana ocorreu na sexta-feira, em um dos auditórios do Simpósio, e a competição consistia em responder perguntas de múltipla escolha que eram exibidas em um telão. Para cada um dos 118 estagiários da plateia foi dado um Keypad, que permitia a cada participante a escolha da alternativa que julgava correta. Os acadêmicos estavam divididos em 14 grupos,que se auto batizaram por “nomes de guerra”, referentes aos programas de cada Hospital.No palco, à frente do telão, encontravam-se os preceptores, que foram os elaboradores das perguntas da Gincana e comentavam as questões após cada votação. A disputa foi acirrada e repleta de surpresas: na medida que a atividade progredia, as perguntas ficavam mais difíceis e valiam mais pontos, oque permitiu diversas viradas no placar. Após várias reviravoltas, o time vencedor foi o T.I.M.E. RISK, equipe da Clínica São Vicente, com os hospitais Copa D’Or e Barra D’Or em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Dr. Bruno Bandeira e Dra Rosa Vianna, organizadores da Gincana, com a Dra. Flávia Vernin, preceptora do Hospital Rios D’Or

A equipe vencedora da Gincana foi contemplada com a inscrição de todos os seus participantes em cursos ACLS e VAD, ambos programas de simulação realística. O grupo também recebeu, junto aos segundos colocados da competição, a assinatura de um ano da Pebmed,plataforma digital que oferece conteúdos feitos por médicos para auxiliar as práticas dos profissionais de saúde. Além de premiar as equipes vencedoras, a atividade também contemplou o acadêmico com maior pontuação individual da Gincana, título que ficou com a futura Dra. Luiza Mussi, também representante da Clínica São Vicente. “Creio que todo mundo se divertiu, sem falar que foi um estímulo para nos prepararmos e estudarmos para as questões que poderiam aparecer. Gostaria de agradecer à iniciativa e, claro, ao meu T.I.M.E. RISK!”,declarou a acadêmica.

Além de receber todos os prêmios anteriores e um ano a mais em sua assinatura da Pebmed, Luiza também representou a sua equipe na premiação final do evento, que teve direito a entrega de troféu pelo fundador da Rede D’Or São Luiz, o Dr.Jorge Moll Filho. A preceptora da Clínica São Vicente, Dra. Paula Werneck,comemorou a conquista: “Traz muito orgulho ver minha equipe se destacar entre tantos alunos competentes. É uma honra participar do evento e também levar o prêmio, principalmente para nós que entramos agora no grupo!”, declara a preceptora, se referindo ao fato da Clínica São Vicente ter entrado para a RDSL recentemente, no ano passado.

Ao ser questionada sobre as futuras edições da Gincana, a coordenadora do Programa de Estágio revela que alguns planos estão em discussão. “Estamos planejando outras atividades que tragam conexão entre as iniciativas do Instituto D’Or. No caso, vislumbramos uma jornada científica, que contemple também as áreas de pesquisa e de ensino do instituto”, comenta. Com entusiasmo, a Dra. Rosa informa que essas ideias ainda estão em um plano futuro, e que, por enquanto, oque a coordenação quer mesmo é comemorar o sucesso da Primeira Gincana de Acadêmicos.

Confira as fotos do evento aqui.