Inscrições abertas: Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia

Com o objetivo de promover a saúde da mulher nas diferentes fases da vida, conheça mais sobre a especialidade oferecida pelo Programa de Residência médica do IDOR/RDSL.

 

Ginecologia e Obstetrícia está entre os cursos lançados no Programa de Residência Médica do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Rede D’Or São Luiz (RDSL). A Ginecologia se especializa no estudo do aparelho genital feminino e da mulher como um todo, já a  Obstetrícia estuda a reprodução humana, incluindo gestação, parto e puerpério, contemplando os seus aspectos fisiológicos e patológicos. 

 

O programa de residência IDOR/RDSL busca tornar residentes aptos à promoção de saúde e à prevenção de doenças, assim como qualificá-los na realização do diagnóstico e tratamento das afecções relacionadas à mulher em todas as fases da vida. A residência visa desenvolver habilidades e raciocínio crítico nas sub-especialidades e nas diversas áreas de atuação dos profissionais, permitindo que os residentes tenham participação ativa em práticas como pré-natal de alto e baixo risco, ultrassonografia obstétrica e medicina materno-fetal, pronto atendimento ginecológico e obstétrico, atendimento ginecológico em atenção primária à saúde da mulher, cirurgias ginecológicas, oncologia ginecológica, mastologia, uroginecologia e reprodução assistida.

 

Esta é a primeira e única residência médica em Ginecologia e Obstetrícia em rede privada na região metropolitana do Rio de Janeiro, e o Hospital Caxias D’Or oferece condições de aprendizado teórico e prático excelentes para a formação de residentes, que vivenciam o atendimento de pacientes de baixa e alta complexidade em todas as especialidades, lidando com gestantes com doenças graves e neoplasias, Centros de Terapia Intensiva, unidades coronarianas e de oncologia. Um dos diferenciais é que o hospital conta com sala exclusiva para os procedimentos obstétricos. Ademais, a maior parte da equipe de preceptores tem experiência tanto em hospitais públicos como privados, com larga expertise na área.

 

O Dr. Jair Braga, coordenador do curso, comenta que “a especialidade de ginecologia e obstetrícia é área básica da atenção à saúde e exige constante necessidade de renovação profissional. Além disso, a especialidade se desdobra em várias subespecialidades, como a medicina fetal, mastologia, uroginecologia, etc.” Ao final, os profissionais estarão habilitados a assistir na saúde da mulher de forma ampla, realizar partos vaginais, cesárias e cirurgias ginecológicas, como histerectomias e perineoplastias. Além de estarem aptos ao atendimento de consultórios: pré-natal, assistência à menopausa, climatério, prevenção do câncer ginecológico e de mama e realização de cirurgias da especialidade.

 

Saiba mais sobre a Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, e inscreva-se aqui!