Inscrições abertas: Residência Médica em Pediatria

Oferecendo autonomia e prática clínica diária em pacientes nas primeiras fase de vida, conheça mais sobre a especialidade oferecida pelo Programa de Residência Médica do IDOR/RDSL.

A Pediatria está entre os cursos lançados no Programa de Residência Médica do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Rede D’Or São Luiz (RDSL). O programa, lançado em 2010, propicia aos residentes o treinamento em serviço nos principais hospitais da RDSL, contando igualmente com o convênio de instituições privadas e públicas, como a UFRJ, o que amplia os horizontes dos residentes em termos científicos.

O curso, além de toda a base científica e prática que oferece ao longo do programa, também dedica uma carga horária da residência ao enfoque nas subespecialidades, estimulando os residentes ao contato com a área de pesquisa. O grupo de preceptores se faz presente cotidianamente, e a equipe é formada por mestres, doutores e associados à universidade, dispondo de tecnologia de ponta, enfermaria, ambulatório, ambulatório geral semanal, pós-operatório, UTI pediátrica e neonatal.

O curso engloba um canal teórico semanal com discussão dos principais temas da pediatria, e também sessões clínicas e oportunidade de ingresso em projetos de pesquisa clínica. O programa fornece ao médico recém- formado a oportunidade de desenvolver- se do ponto de vista técnico, intelectual e pessoal, aperfeiçoando-se e preparando- se para o mercado de trabalho através do contato direto com pacientes e da orientação de profissionais especializados e experientes.

Ao final do programa, o residente estará preparado para o mercado de trabalho na medicina corporativa, indústria, tecnológica e na área acadêmica, tendo em vista a base prática e teórica bem fundamentada do curso. Assim, os pediatras formados serão capazes de diagnosticar, tratar e cuidar do paciente e da família de uma forma integral e humanizada. A coordenadora do programa, Vanessa Soares Lanziotti, diz que os “residentes têm autonomia e prática clínica diária e direta, mas sempre sob a supervisão de um profissional mais experiente, como deve ser em um treinamento em serviço como a residência médica.”

Saiba mais sobre a Residência Médica em Pediatria, e inscreva-se aqui!