Novo coronavírus encontrado em sêmen de pacientes

Estudo chinês encontrou Sars-CoV-2 em amostras colhidas de pacientes internados em hospital.

 

Desde o início da pandemia sabe-se que o novo coronavírus Sars-CoV-2 é transmitido quando se tem contato próximo com alguém contaminado. Até onde se sabe, a transmissão entre humanos ocorre por vias aéreas, principalmente pela inalação de gotículas contaminadas ou, indiretamente, levando as mãos à boca, após tocar superfícies que contém o vírus.

Outras vias de contaminação ainda estão sendo estudadas, como a do contato com rios e mares que já estão com o novo coronavírus em suas águas, devido ao despejo do esgoto contaminado. Também o sêmen pode conter carga viral, foi o que o periódico Journal of the American Medical Association (JAMA) mostrou em artigo recente. O estudo foi conduzido na China, após aprovação do comitê de ética local, e recrutou homens pacientes de um hospital que tinham se contaminado com Sars-CoV-2, confirmados via testes laboratoriais de RT-PCR. Depois disso, foi solicitado aos pacientes, que concordaram em participar da pesquisa, uma amostra de sêmen.

Dos 38 participantes, 23 (60,5%) apresentaram melhora clínica e 15 (39,5%) passaram pelo estágio agudo da infecção. Analisando os resultados, 6 pacientes (15,8%) tiveram resultados positivos para o Sars-CoV-2 no sêmen. Ademais, não houve diferença estatística significativa entre os resultados positivos e negativos dos paciente por idade, dias de início da doença Covid-19 e dias de recuperação clínica, entre outros.

O estudo aponta que apesar do vírus não poder se replicar no sistema reprodutivo masculino, ele pode persistir no sêmen, mas ainda não se sabe com certeza se a contaminação pode acontecer em relações sexuais. Futuramente conseguiremos saber quais as vias de contágio do vírus, entretanto, até lá é importante nos previnirmos, usando camisinha, mesmo com parceiro(a) fixo(a), principalmente quem sabe que já se infectou ou está infectado. 

Escrito por Luiza Mugnol Ugarte

Quer receber as notícias do IDOR pelo WhatsApp? Clique aqui, salve o nosso número e mande uma mensagem com seu nome completo. Para cancelar, basta pedir!

Veja também