Pesquisadores do IDOR são selecionados pelo Projeto Catalisa ICT

Edital seleciona estudos com potencial inovador para acelerar aplicabilidade no mercado


Dois pesquisadores do IDOR, em níveis de mestrado e doutorado, foram selecionados pelo Edital Catalisa ICT, organizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Nesta primeira fase, o projeto contemplou mil pesquisas nacionais para capacitar seus autores em habilidades de empreendedorismo, como gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial. O objetivo é acelerar a aproximação entre a academia e o mercado brasileiros.

Dentre os selecionados está Rogério Ferreira Emygdio, doutorando na área de medicina intensiva no IDOR, sob orientação do Dr. Fernando Bozza. Possuindo graduação em matemática e física, seu projeto de doutorado consiste em analisar dados de mais de 22 mil internações em UTI para estabelecer padrões de qualidade que podem servir como marcadores nos centros de terapia intensiva, indicando fatores ambientais e de equipe que podem mitigar a presença e a ação dos agentes patogênicos, evitando infecções e aumentando a disponibilidade de leitos.

A outra pós-graduanda contemplada é Karina Karmirian, mestranda da UFRJ e pesquisadora do IDOR sob orientação de Stevens Rehen, que trabalha como neurocientista em ambas as instituições. O projeto de Karina estuda o uso da harmina em neuroesferas desenvolvidas em laboratório. A substância está presente no ayahuasca, chá utilizado em algumas cerimônias religiosas de origem amazônica e, por sua capacidade de estimular a regeneração de neurônios, o estudo busca melhor entender seu potencial terapêutico diante de doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer.

Nesta primeira etapa do edital, todos os pesquisadores contemplados terão 2 meses de capacitação gratuita em gestão e empreendedorismo científico. Em uma segunda fase, outra seleção será realizada e os projetos finalistas também poderão contar com fomento para efetivar sua inserção no mercado.

Escrito por Maria Eduarda Ledo de Abreu.
Quer receber as notícias do IDOR pelo WhatsApp? Clique aqui, salve o nosso número e mande uma mensagem com seu nome completo. Para cancelar, basta solicitar!

Veja também