Inscrições Abertas: Residência Médica em Medicina de Emergência

Voltada para o atendimento de complicações imediatas no ambiente hospitalar, conheça mais sobre a especialidade oferecida pelo Programa de Residência médica do IDOR/RDSL.

A Medicina de Emergência está entre os cursos lançados no Programa de Residência Médica do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Rede D’Or São Luiz (RDSL). O curso será sediado no hospital Quinta D’Or, onde “dispõe de corpo técnico qualificado e todo suporte tecnológico necessário para o rápido diagnóstico e resolução das patologias prevalentes na Emergência, como tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética e serviço de hemodinâmica 24h”, afirma o Dr. Werner Scheinpflug, Coordenador da Residência Médica dessa especialidade.

A Medicina de Emergência inclui diagnóstico e tratamento de pessoas que necessitam de cuidados imediatos diante de uma situação imprevista, doença aguda ou lesão. Como o objetivo do emergencista é limitar a morbidade e a mortalidade de pacientes, sua prática abrange cuidados pré-hospitalares e atendimento hospitalar. Segundo o Dr. Werner, a Medicina de Emergência é uma especialidade de alta gratificação, pois a ação imediata do profissional faz a diferença para salvar vidas. 

O programa visa habilitar o profissional no reconhecimento e ação sobre os mais diversos agravos emergenciais clínicos, cirúrgicos, ortopédicos, pediátricos e gineco-obstétricos, o que resultará em uma formação versátil para atuação nos mais diversos cenários de qualquer especialidade. Ademais, os preceptores do programa possuem sólida experiência na especialidade, além de especialização nas áreas de Medicina de Emergência, Cardiologia e Terapia Intensiva.

O mercado de trabalho em Medicina de Emergência possui alta demanda por profissionais qualificados, seja para atuação em grandes centros ou fora das grandes metrópoles. Isso se deve ao fato de que esses profissionais possuem experiência assistencial generalista, treinamento clínico-cirúrgico, além de serem responsáveis pela gestão, organização e dimensionamento da rede de atendimento das emergências.

Saiba mais sobre a Residência Médica em Medicina de Emergência, e inscreva-se aqui!